Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em uma Questão de Ciência do PISA de Tema Conversor Catalítico

Autores

  • Jeferson Ferreti Ribas Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032204

Palavras-chave:

Produção Escrita. PISA. Letramento Científico.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo, de natureza qualitativa, cujo objetivo consistiu em analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em uma questão de Ciências do PISA que envolve conceitos químicos, da temática Conversor Catalítico. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo foi possível investigar as compreensões acerca de evidências científicas manifestadas nas respostas/explicações de 101 estudantes da 3ª Série, a partir do entendimento das informações contidas no suporte e no enunciado da questão. As produções escritas foram analisadas de acordo com as respostas esperadas expressas no Caderno de Itens Liberados de Ciências do PISA e reunidas em 6 categorias, em que verificou-se que apenas 34,65% dos estudantes investigados responderam corretamente a questão. Os demais (65,35% dos investigados), não conseguiram recorrer às informações do suporte (texto e ilustração) e enunciado da questão a fim de exteriorizar o fenômeno representado para produzirem respostas/explicações baseadas em evidências científicas. Diante de tais resultados, constata-se que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em mobilizar alguns aspectos do Letramento Científico ao construir suas respostas para a questão, tais como conceitos científicos decisivos, processos de investigação e atitudes e capacidades necessárias à tomada de decisões.

Publicado

2022-05-12

Edição

Seção

Artigos Científicos