Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em uma Questão de Ciência do PISA de Tema Conversor Catalítico
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032204Palavras-chave:
Produção Escrita. PISA. Letramento Científico.Resumo
Este artigo apresenta um estudo, de natureza qualitativa, cujo objetivo consistiu em analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em uma questão de Ciências do PISA que envolve conceitos químicos, da temática Conversor Catalítico. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo foi possível investigar as compreensões acerca de evidências científicas manifestadas nas respostas/explicações de 101 estudantes da 3ª Série, a partir do entendimento das informações contidas no suporte e no enunciado da questão. As produções escritas foram analisadas de acordo com as respostas esperadas expressas no Caderno de Itens Liberados de Ciências do PISA e reunidas em 6 categorias, em que verificou-se que apenas 34,65% dos estudantes investigados responderam corretamente a questão. Os demais (65,35% dos investigados), não conseguiram recorrer às informações do suporte (texto e ilustração) e enunciado da questão a fim de exteriorizar o fenômeno representado para produzirem respostas/explicações baseadas em evidências científicas. Diante de tais resultados, constata-se que a maioria dos estudantes apresentou dificuldades em mobilizar alguns aspectos do Letramento Científico ao construir suas respostas para a questão, tais como conceitos científicos decisivos, processos de investigação e atitudes e capacidades necessárias à tomada de decisões.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).