Dossiê

Formação de Professores e o Ensino de Química no Novo Ensino Médio

Organizadores: Elisa Prestes Massena; M. Inês Petrucci-Rosa; Thiago Antunes-Souza

         A presente chamada de artigos científicos ao Dossiê intitulado “Formação de Professores e o Ensino de Química no Novo Ensino Médio” pretende dialogar com os desafios formativos de um profissional que atuará no atual cenário de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras. Aliado ao novo contexto de trabalho destes profissionais se pode mencionar alguns documentos, a saber: i) a Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada) e ii) a Resolução CNE/CP Nº 1, de 6 de maio de 2022, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM Formação), as quais, tentam modular de forma impositiva a adequação das licenciaturas à BNCC como já vêm denunciando respeitadas entidades científicas, a exemplo, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e o Fórum Nacional de Diretores e Diretoras de Faculdades, Centros, Departamentos de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).

        Assim, os professores que ao longo de sua trajetória formativa e profissional cunharam sua identidade docente no âmbito da comunidade disciplinar em que atuam (em nosso caso, a Química), estão sendo abruptamente transformados em professores da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tal mudança ocorre por ocasião das reformas curriculares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que têm marcante apagamento das disciplinas escolares flagrado tanto na organização do Novo Ensino Médio (Lei federal 13.415/2017), quanto naquelas normativas prescritas que tentam incluir nos programas de formação inicial e continuada propostas desenhadas em áreas de conhecimento, nas quais estão diluídas as disciplinas escolares.

       Nesse contexto, convidamos a comunidade acadêmica a submeter artigos originais, frutos de investigações científicas que contemplem a dinâmica de implementação dos currículos do Novo Ensino Médio alinhados à BNCC em diálogo com a tensa arena da formação inicial e continuada do professor de Química.

 

Orientações Gerais:

       Serão selecionados no mínimo 8 artigos para compor o Dossiê a ser publicado no número de 2023 que atenderem às seguintes normas:

  1. os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) disponíveis em:

https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Tutorial

  1. os/as autores/as poderão encaminhar um único artigo, escrito individualmente ou em parceria.
  2. as submissões deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma da revista (http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/about/submissions), selecionando a seção Dossiê.

Em caso de dúvidas: dossieresbenq@gmail.com

 

Cronograma

Atividade

Previsão da conclusão

Divulgação da chamada

17 de outubro de 2022

Período de submissão

18 de outubro de 2022 a 30 de junho de 2023

Previsão de Publicação

2º semestre/2023