Dossiê Filosofia da Química

Dossiê temático da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química.
Fronteiras entre Filosofia da Química e Educação Química

Organizadores: Jackson Gois, Marcelo Giordan e Marcos Antonio Ribeiro.

         Convidamos a comunidade acadêmica para participar do primeiro dossiê brasileiro de artigos que se posicionam na fronteira de estudos e pesquisas entre Filosofia da Química e Educação Química, dois campos de saberes que compartilham interesses e problemas de pesquisa do próprio território da produção, comunicação e ensino do conhecimento da Química. Os conhecimentos das áreas de Sociologia, Filosofia, História, Psicologia têm sido considerados fundamentos essenciais na organização do sistema pedagógico da Ciência. A Filosofia da Química é uma área de conhecimento emergente e uma das mais produtivas na Filosofia das Ciências, vindo a se consolidar como campo disciplinar a partir da década de 1990. Desde então, interfaces entre este campo e a Educação Química têm sido produzidas na comunidade internacional de pesquisadores, principalmente na América Latina, apresentando-se como um terreno fértil para melhor pensar problemas relacionados a temas como currículo, formação profissional e didática da Química.

        O Brasil é um dos países que mais produziram propostas de integração da Filosofia da Química ao currículo de formação inicial, entretanto, ainda de modo fragmentado, desta forma, consideramos importante oferecer o espaço editorial de RESBEnQ para debater sobre, por exemplo, fisicalismo redutivo, linguagem e representação química, fundamentos conceituais, ontologias, lógicas, éticas, axiologias, estéticas, metodologias bem como seus recortes na formação de professores e também de químicos e químicas, no sentido de fomentar o desenvolvimento de ambos os campos de conhecimento e a própria Química.

     Reforçamos a necessidade de destacar o momento histórico em que vivemos onde rupturas de múltiplas origens nos impelem a ressignificar os fundamentos da sociedade, como cultura, economia e educação. Estas rupturas, que anunciam tempos de crise, podem resultar em avanços arduamente conquistados ou retrocessos, para os quais os conhecimentos químicos são centrais para repensar também as questões ambientais, seriamente afetadas pela atividade humana.

        Tendo em vista a repercussão da Filosofia da Química na formação profissional e didática, as várias contribuições já produzidas neste campo de conhecimento e o momento de crise social e ambiental, quais são as implicações filosóficas, curriculares e formativas para a Química e a Educação Química?

 

Normas de submissão e critérios de avaliação:

 

Serão selecionados no mínimo 6 artigos para compor o Dossiê a ser publicado no número de 2024 que atenderem às seguintes normas:

a) os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) disponíveis em: https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Tutorial

b) os/as autores/as poderão encaminhar um único artigo, escrito individualmente ou em parceria.

c) as submissões deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma da revista (http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/about/submissions), selecionando a seção Dossiê.

d) informe no campo "comentários ao editor": Texto encaminhado para o Dossiê Temático Fronteiras entre Filosofia da Química e Educação Química.

 

  Dúvidas: dossieresbenq@gmail.com

 

Cronograma

Atividades

Datas

Publicação da chamada

15/02/2024

Prazo final de submissão

02/06/2024

Avaliação

Junho a Outubro de 2024

Revisão editorial

Novembro de 2024

Publicação

Dezembro de 2024