Dossiê Estágios Supervisionados em Licenciatura em Química no Brasil

Estágios Supervisionados em Licenciatura em Química no Brasil: Desafios e Perspectivas na Formação Docente

 

Organizadoras:  Marina Martins,  Anelise Grunfeld de Luca e Maria Inês Petrucci-Rosa

 

A presente chamada se refere à  submissão de artigos científicos que poderão compor o dossiê intitulado "Estágios Supervisionados em Licenciatura em Química no Brasil: Desafios e Perspectivas na Formação Docente".  Trata-se de um convite à nossa comunidade acadêmica para que sejam apresentadas, exploradas e sobrepujadas uma multiplicidade de perspectivas e pesquisas relacionadas aos estágios, fomentando diálogos substanciais entre pesquisadore(a)s, professore(a)s e demais atores envolvidos neste complexo processo de formação docente em Química, em diversos contextos – formais e não formais, investigando, verbi gratia, saberes e conhecimentos docentes, profundamente imbricados na práxis e na construção  de  identidades docentes.

É nesse cenário que se estende a chamada para se trazer à tona também, dentre outras questões, a historicidade dos estágios supervisionados dos cursos de Licenciatura em Química em nosso país, articulada intrinsecamente às diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas já sancionadas e, posteriormente, revogadas ao longo dos anos. Um debate profícuo para refletir acerca das transformações, os desafios e quiçá, dos retrocessos que os estágios de nosso campo vêm enfrentando no Brasil considerando momentos históricos como a ditadura, a redemocratização do país e os modelos econômicos adotados e reestruturados, bem como sua relação com a formação inicial e continuada de docentes.

Reconhecendo as tensões latentes que permeiam e se vivenciam nos estágios, é nosso intento instigar educadore(a)s e pesquisadore(a)s da área de Ensino de Química no Brasil a propor críticas e soluções para os desafios emergentes, quer na formação inicial, quer na formação continuada de professore(a)s-pesquisadore(a)s. Assim, esperamos que este dossiê sirva como palco de discussões sobre as lutas coletivas em torno da estrutura curricular dos cursos e da carreira docente, permitindo articular, de maneira abrangente, dimensões culturais, históricas, sociais, políticas, científicas e econômicas, a exemplo.

Por meio deste convite, auspiciamos que sejam fomentadas reflexões acerca das tendências contemporâneas de pesquisa sobre a temática, ao mesmo tempo que se busca lançar um olhar mais profundo sobre as lacunas que ainda necessitam de avanço.

Dessa forma, caro(a) professor(a)-pesquisador(a), o(a)s convidamos a submeter artigos originais que resultem de investigações científicas sobre essa temática para o nosso campo.

 

Orientações Gerais:

       Serão selecionados no mínimo 8 artigos para compor o Dossiê a ser publicado no número de 2025 que atenderem às seguintes normas:

  1. os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) disponíveis em:

https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Tutorial

  1. o(a)s autore(a)s poderão encaminhar um único artigo, escrito individualmente ou em parceria.
  2. as submissões deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma da revista (http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/about/submissions), selecionando a seção Dossiê.
  3.  informar no campo "comentários ao editor": “Estágios Supervisionados em Licenciatura em Química no Brasil: Desafios e Perspectivas na Formação Docente”.

Em caso de dúvidas: dossieresbenq@gmail.com

 

Cronograma:

 

Divulgação da chamada  - 20 de dezembro de 2024

Período de submissão - 20 de dezembro de 2024 a 30 de abril de 2025

Previsão de publicação - 2o semestre de 2025