Normas para Publicação

Para publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, os trabalhos submetidos serão avaliados, de acordo com os seguintes critérios:

- originalidade dos manuscritos;

- importância para os(as) pesquisadores(as) da Educação e do Ensino de Química;

- rigor teórico-metodológico;

- qualidade e a relevância das evidências que apoiam o argumento desenvolvido pelos/as autores/as.

Os manuscritos submetidos à Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - ReSBEnQ são previamente avaliados pelo Comitê Editorial. Aqueles que responderem aos critérios editoriais são encaminhados para a avaliação do tipo duplo-cego realizada pelos pares. Os nomes dos(as) autores(as), dos(das) pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Os manuscritos que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos aos autores(as). Encontram-se neste grupo: textos que não sejam originais; não abordem uma problemática relevante e central na Educação e Ensino de Química; sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência; não apresentem contribuições relevantes para a análise da temática abordada; não apresentem argumentações empíricas ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

O Comitê Editorial poderá publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esses artigos serão objeto de avaliação apenas do Comitê Editorial.

Acesse o template para artigos da ReSBEnQ.

Link para as Normas Técnicas.