Normas Técnicas

NORMAS TÉCNICAS – ReSBEnQ

Este documento foi elaborado tomando como base as Normas Técnicas da APA (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines), e um treinamento produzido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS 2020 - Sistema Integrado de Biblioteca (https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/treinamento-apa-2020.pdf). Adaptações foram feitas no sentido de tornar a formatação e edição dos textos compatíveis com as normas técnicas nacionais.

Estilo APA

As normas da American Psychology Association [APA] (publicado pela primeira vez em 1929) compõem um estilo de escrita e formatação para trabalhos acadêmicos, mais especificamente para artigos de periódicos científicos.

 

Configuração do Manuscrito

Margens

Fonte

Espaçamento

Títulos

Inferior: 2,54 cm

Superior: 2,54 cm

Esquerda: 2,54 cm

Direita: 2,54 cm

Cambria 12

Resumo: espaçamento 1,15

Texto: espaçamento 1,5

Recuo do parágrafo: 1,25 cm

Alinhamento do parágrafo:

justificado

Título do artigo em português: fonte 16, em negrito, até 2 linhas

Título do artigo em inglês e espanhol: fonte 14, itálico.

Configuração do Resumo e Palavras-chave

  • Parágrafo único; espaço 1,15 entre linhas; de 250 a 500 palavras.
  • Deve apresentar a síntese de: objetivo, metodologia, resultados e conclusões da pesquisa.
  • Não deve conter citações.
  • Após o resumo, devem ser apresentadas 03 palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, fonte 12, separadas por ponto.

 

Configuração de Títulos e Subtítulos

Nível 1Título artigo - centralizado e em negrito com as iniciais das palavras em letras maiúsculas, fonte 16. Os títulos em inglês e espanhol virão logo abaixo, sendo escritos em fonte 14, itálico sem negrito e centralizado.

Nível 2Resumo, Introdução e outros – fonte 12, alinhado à esquerda e em negrito, com as iniciais das palavras em letras maiúsculas.

Nível 3Subtítulos – fonte 12, alinhados à esquerda, em negrito e itálico.

Nível 4 – Subtítulos – fonte 12, recuo de parágrafo de 1,25, em negrito, terminando o período com ponto final. Preferencialmente, o texto deve começar na mesma linha como um parágrafo regular.

Nível 5- Subtítulos – fonte 12, recuo de parágrafo de 1,25cm, itálico sem negrito, terminando o período com ponto final. Preferencialmente, o texto deve começar na mesma linha como um parágrafo regular.

 

Introdução

Apresentação sintetizada do assunto (objeto de estudo) abordado e sua contextualização com a realidade, isto é, “parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.” (com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT], 2005, p. 6).

Desenvolvimento

              O desenvolvimento é a parte fundamental do texto, “contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método” (ABNT, 2005, p. 6). Isso é feito com a argumentação, suporte do desenvolvimento do texto.       

Conclusão

Parte final do texto, na qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Na maioria das vezes, retorna-se à ideia apresentada na Introdução, mas com uma ênfase conclusiva.

 

CITAÇÕES

Qualquer trabalho escrito deve representar uma contribuição original e incluir citações apropriadas, e incluir citações adequadas dos trabalhos de outros autores. As citações em outro idioma devem ser traduzidas para a língua utilizada no texto.

 

Sistema de chamada das citações

Consulte as fontes em seu artigo usando as citações de autor-data.

Cada citação no texto deve ter uma entrada de lista de referência correspondente.

 

Formatação das citações no texto

  • Citação entre parênteses: Forneça o autor e a data de publicação entre parênteses, separados por uma vírgula.

Exemplo:

A promoção de desfechos frente às condições estressantes é facilitada pelo fortalecimento das estratégias de enfrentamento interna e externa (Weiman et al., 2011).

 

  • Citação entre parênteses: Quando o texto e uma citação aparecem juntos entre parênteses, coloque um ponto e vírgula entre eles.

Exemplo:

O sono noturno inadequado tem sido associado a uma série de problemas de saúde física e psicológica (por exemplo, diabetes, doenças cardíacas, obesidade, depressão, ansiedade; Felton et al., 2016).

 

  • Citação Narrativa: mencione o autor na narrativa de seu artigo, seguido da data entre parênteses.

Exemplos:

Hargrett et al. (2018) endossaram estratégias de enfrentamento, como respiração profunda e escrita em um diário.

Estudos de Warren (2018), Gutiérrez et al. (2013, 2016) e Stone e Stein (2019) examinaram . . .

 

  • Citação Narrativa: é aceitável mencionar a data na citação narrativa, sem parênteses, quando fizer sentido na frase.

Exemplo:

De acordo com uma revisão de 2017 de Burken e Margolis, indivíduos que se envolvem em meditação regularmente experimentam níveis reduzidos de estresse psicológico e fisiológico.

 

  • Se for feita a citação da mesma fonte várias vezes em um parágrafo, e a citação não puder ser confundida com outra citação do mesmo autor, é aceitável omitir o ano de citações posteriores para evitar a redundância.

Exemplo:

Dotzen (2018) manipulou experimentalmente a exposição a profissionais médicos de diferentes idades e etnias para examinar se isso afetou as respostas dos participantes em um teste de atitudes implícitas. Dotzen forneceu aos participantes uma vinheta que descrevia uma interação típica entre um paciente e seu médico. Os resultados do estudo do Dotzen (2018) corroboram a noção de que os indivíduos avaliam o desempenho dos prestadores de cuidados de saúde de forma diferente com base em sua idade e etnia.

 

Chamada dos autores no corpo do texto

Tipo de citação

Primeira citação no texto

Citações subsequentes no texto

Formato entre parênteses, primeira citação no texto

Formato entre parênteses, citações subsequentes no texto

Trabalho de um autor

Medeiros (2010)

Medeiros (2010)

(Medeiros, 2010)

(Medeiros, 2010)

Trabalho de dois autores

Dias e Silva (2010)

Dias e Silva (2010)

(Dias & Silva, 2010)

(Dias & Silva, 2010)

Trabalho de três ou mais autores

Silva et al. (2009)

Silva et al. (2009)

(Silva et al., 2009)

(Silva et al., 2009)

Entidades (identificadas por abreviaturas) como autores

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010)

IBGE (2010)

(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2010)

(IBGE, 2010)

Entidades (sem abreviatura) como autores

Universidade de São Paulo (2005)

Universidade de São Paulo (2005)

(Universidade de São Paulo, 2005)

(Universidade de São Paulo, 2005)

 

  • Citando um autor: Para uma obra de um autor, inclua o nome do autor em cada citação no texto.

Exemplo:

(Crépeaux, 2019)

Crépeaux (2019)

 

  • Citando dois autores: Inclua os nomes de ambos os autores em cada citação no texto.

Exemplo:

(García-Carrión & Villanueva, 2016)

García-Carrión e Villanueva (2016)

  • Citando três autores ou mais: Mencione o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." em cada citação no texto. Inclua nomes de autores adicionais somente quando necessário para evitar a ambiguidade.

Exemplo:

(Browning et al., 2014)

Browning et al. (2014)

 

Evitar ambiguidade nas citações

Citação de trabalhos com três ou mais autores com o mesmo ano de publicação cria alguma ambiguidade. Assim, para evitar essa ambiguidade, quando o texto cita múltiplos trabalhos com três ou mais autores, deve referenciar-se o número de autores necessários para distinguir a publicação. Ambas as citações teriam Teles et al. (2018). Para evitar ambiguidade, deve citar-se de forma a diferenciar os artigos:

Exemplo:

Teles, Marques, Júlio, et al. (2018)

Teles, Marques, Harcourt, et al. (2018)

 

  • Citando o trabalho de um autor institucional: Quando aparecer pela primeira vez dentro dos parênteses, indique a sigla entre colchetes após o nome completo, seguido de uma vírgula e do ano.

Exemplo:

(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2010)

  • Citando o trabalho de um autor institucional: Quando aparecer pela primeira vez em uma citação narrativa, indique a sigla, uma vírgula e o ano entre parênteses.

Exemplo:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010)

  • Citando trabalhos de vários autores: Apresente as obras em ordem alfabética (na mesma ordem em que aparecem na lista de referência), separadas por ponto e vírgula.

Exemplo:

Diversos estudos (por exemplo, Barker & Ramirez, 2019; Miller et al., 2019; Pew Research Center, 2016) tem destacado a necessidade de informar o número de participantes que atendem a esse critério.

  • Citando diferentes trabalhos de um mesmo autor: a) Ordene essas citações cronologicamente; b) Apresente o sobrenome do autor uma única vez, seguido pelas datas separadas por virgula; c) Citações sem data precedem citações com datas.

Exemplo:

Esses achados foram replicados em diversos estudos (American Psychiatric Association [APA], 2003, 2015, 2018; Zakorsky, n.d., 2016, 2019, no prelo).

  • Destacando um trabalho em particular: Mencione a citação mais relevante dentro dos parênteses, seguida por um ponto e vírgula, as palavras "ver também", e as citações restantes em ordem alfabética.

Exemplo:

Resultados de estudos anteriores (Yen, 2012; ver também Branson et al., 2019; Juniper & Krantz, 2018) sugerem . . .

  • Citações de obras de autores com mesmo sobrenome e iniciais diferentes: Inclua as iniciais dos primeiros autores em cada citação em texto, mesmo que o ano de publicação difere.

Exemplo: R. Chen et al. (2011) descobriram que ... Outros pesquisadores replicaram esse achado (por exemplo, P. Chen, 2016).

  • Citações de obras de autores com mesmo sobrenome e mesmas iniciais: Se for importante esclarecer que dois nomes se referem a pessoas diferentes para evitar confusão, incluem-se o primeiro nome do primeiro autor na citação no texto.

Exemplo:

Os estudos sobre o tema tipicamente não têm poder estatístico suficiente e não são adequadamente controlados para possíveis confusões (ver Thomas Black, 2014; Terrence Black, 2018, para revisão).

  • Citações de obras com os mesmos autores e datas: Diferencie-os colocando letras minúsculas após o ano tanto na citação no texto quanto na entrada da lista de referência.

Exemplo:

Os procedimentos foram modelados nos relatórios anteriores (Ortega et al., 2010a, 2010b, 2010c).

  • Citações de obras sem autoria: Cite as primeiras palavras do título com as iniciais em letras maiúsculas. Use aspas duplas para título de partes de uma obra, como seções de um artigo ou capítulo de livro.

Exemplo:

Juntos, os estudos discutidos neste relatório mostram . . . ("Discussão dos Resultados", 2018)

  • Citações de obras sem autoria: Destacar em itálico o título de uma obra e deixa-lo com iniciais maiúsculas.

Exemplo:

Conforme descrito no relatório Comprando Seu Próprio Imóvel (2012)

  • Citações de obras sem data: Se a data de publicação de uma obra for desconhecida, use “n.d." (que significa "sem data") no lugar de um ano.

Exemplo:

A fase de descoberta ocorreu ao longo de um período de 2 anos (Monmouth, n.d.).

  • Citações de obras sem autor e data

Exemplo:

O livro Um Guia do Adolescente para Relacionamentos (n.d.) explorou. . .

 

Citação direta curta

  • Citação com menos de 40 palavras, entre aspas. Inclua, autor, ano é número da página precedido de “p.” para uma única página e “pp.” para várias páginas.

MODELO 1:

“Nosso desenvolvimento cognitivo, isto é, nossa capacidade de raciocínio, passa por um longo processo de amadurecimento biológico" (Melo, 2016, p. 157).

MODELO 2:

O relatório concluiu fazendo a pergunta: "Que medidas os indivíduos podem tomar para diminuir sua pegada de carbono e abordar os contribuintes feitos pelo homem para as mudanças climáticas?" (Agência Federal de Meteorologia, 2019, para. 4).

MODELO 3:

Quartzo e Suarez (2020) calcularam os escores de adversidades socioeconômicas com base na "renda familiar anual de cada participante, no nível de escolaridade de cada pai e no número de crianças menores de 16 anos no domicílio" (p. 162).

 

Citação direta longa

  • Citação direta com 40 ou mais palavras, recuada a 1,25cm da margem esquerda sem aspas, fonte 11 e espaço simples (1,0) e 6 pt antes e após o parágrafo. Inclua, autor, ano e número da página precedido de “p.” para uma única página e pp.” para várias páginas.

MODELO 1:

A transição para a maternidade foi descrita como uma mudança importante e potencialmente estressante nos papéis. Compreender os estressores que novas mães enfrentam e diferenças individuais na forma como as mães respondem a esses estressores é de alta importância para o bem-estar materno e o desenvolvimento infantil. O apoio social exerce efeitos benéficos no bem-estar psicológico e nos níveis de estresse. No entanto, existe a possibilidade de que o apoio social funcione de forma diferente no contexto de diferentes estressores. Assim, é fundamental examinar não apenas o efeito direto do apoio social ao estresse, mas também as associações bidirecionais entre os dois fatores. (Velez et al., 2020, pp. 57, 60)

MODELO 2:

Seguimos métodos do estudo Porkey et al. (2000) para organizar a área de teste:

Uma mesa quadrada foi colocada no fundo da sala. Dois lápis amarelos, uma caneta verde e uma borracha roxa foram dispostos em uma linha sobre ele. A mesa dos juízes foi colocada a 2 m da mesa e foi coberta com um pano preto que chegou ao chão. Três cadeiras foram colocadas atrás da mesa e de frente para a mesa. Nenhum outro objeto estava na sala durante a sessão de testes. (pp. 173-174)

Alterações em uma citação direta

  • Para erro de ortografia, pontuação ou gramática em uma citação, insira a palavra [sic] após o erro.

Exemplo: O crítico descreveu o filme como "o mais divertido" [sic] 90 minutos que ele já passou" (Pascal, 2019, p. 7).

  • Para supressão de parte do texto utilize: . . .

Exemplo: As análises mostraram uma "diferença não significativa [entre mulheres e homens] no pré-teste . . . mas as mulheres na condição auditiva obtiveram pontuação maior do que os homens na avaliação após a intervenção" (Hunter, 2010, p. 150).

  • Interpolação (acréscimo ou comentários)

Exemplo: Caprariello e Reis (2013) afirmaram que "considerações sociais são provavelmente intrínsecas às decisões [das pessoas] sobre gastar dinheiro discricionário em experiências" (p. 211).

  • Para dar ênfase ou destaque em alguma informação – apontar a ênfase usando itálico e parênteses

Exemplo: Armitage (2019) informou que "a saúde mental dos millennials tem sido prejudicada pelo aumento do uso das mídias sociais ao ponto de os sintomas psicológicos estarem no nível mais alto de todos os tempos [ênfase adicionada] relatado no local do estudo" (p. 224).

  • Citação direta dentro de outra citação – usar aspas simples

Exemplo: Como von der Beck e Cress (2018) descreveram, "a instrução do experimentador aos participantes era 'recordar sua memória mais antiga com sua mãe desde a infância'; os participantes então descreveram a memória e avaliaram a intensidade emocional da memória" (p. 97).

Citação indireta

Quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor. As citações indiretas podem ter mais de um autor, até pelo fato de que você pode ter consultado várias obras até chegar a sua conclusão. Referencia-se o autor e ano de publicação. Mas pode-se inserir o número da página para facilitar a recuperação da informação

Exemplos:

De acordo com Jones (1998), o estilo APA é um formato de citação difícil para iniciantes.

O estilo APA é um formato de citação difícil para alunos iniciantes (Jones, 1998, p. 199).

Citação de citação

Informação retirada de um documento, cuja obra original não se teve acesso. Inserir o nome do autor da obra original, seguido do ano a expressão:

Textos em português utiliza-se a expressão “como citado em”,

Textos em inglês : “as cited in”

Depois, é preciso inserir o autor, ano e página da obra que está sendo consultada. Nas referências basta colocar os dados da obra consultada

Exemplos:

Segundo Silva (1983 como citado em Abreu, 1999, p. 3) diz ser [...]

Para Garcia (como citado em Medeiros 2010, p. 8), "a descrição técnica deve esclarecer, convencendo; a literária deve impressionar, agradando". A primeira busca a objetividade; a segunda vale-se de tons afetivos.

Citação de comunicação pessoal

  • Mensagens de texto, chats online ou mensagens diretas, entrevistas pessoais, conversas telefônicas, discursos ao vivo, palestras em sala de aula não gravadas, memorandos, cartas, mensagens de grupos de discussão não realizados ou quadros de avisos on-line. Não inclua na lista de referência; cite apenas no texto. Dê as (s) iniciais e sobrenome do comunicador e forneça a data mais aproximada possível.

Exemplos:

[...] brinquedos pedagógicos especiais para o deficiente visual, se constituem um avanço na busca de meios para ajudar a criança cega durante seu desenvolvimento. (M. Siaulys, 07 novembro, 2000)

Citação narrativa: T. Antunes (comunicação pessoal, 21 agosto, 2019)

Citação entre parênteses (T. Antunes, comunicação pessoal, 21 agosto, 2020)

  • Citações de participantes da pesquisa

Exemplo:

Nas discussões do grupo focal, os participantes descreveram suas experiências pós-aposentadoria, incluindo as emoções associadas à saída do trabalho e suas implicações afetivas e práticas. “E1" (64 anos, piloto aposentado) mencionou várias dificuldades associadas à aposentadoria, incluindo sentir que estava "em um vazio sem propósito . . . levou vários meses para desenvolver novos interesses que motivavam [ele] a cada dia." Use a mesma formatação de outras citações:

Lembrando que:

- Citação de menos de 40 palavras entre aspas dentro do texto.

- Citação com 40 palavras ou mais recuada e abaixo do texto.

- Não incluir na lista de referências

- Observe os aspectos éticos da pesquisa

Quando usar itálico

  • Termos ou frases-chave, muitas vezes acompanhados por uma definição.

Exemplo:

A atenção plena é definida como "o ato de perceber coisas novas, um processo que promove a resposta flexível às demandas do meio ambiente" (Pagnini et al., 2016, p. 91).

  • Títulos de livros, relatórios, páginas da web e outras obras autônomas

Exemplo:

Avaliação e tratamento de idosos: Guia para profissionais de saúde mental

  • Títulos de periódicos e números de volume periódicos (menos a vírgula)

Exemplo:

American Journal of Nursing, 119(9), 47-53.

  • Uso de palavras, frases ou abreviaturas em outro idioma quando os leitores não estiverem familiarizados com elas

Exemplo:

Seu termo favorito de carinho era mon petit chou.

 

Citação específica

Se o documento consultado não possuir número de páginas ou for web, a identificação da referência pode ser feita por: Número do Parágrafo; Número de capítulo; Seção ou cabeçalho; Tabela, etc.

Exemplos:

(Direção Geral de Saúde, 2019, p. 30)

(Tavares, 2018, capítulo 3)

(Amstrong, 2015, pp. 3-17) (significa o intervalo de páginas entre a página 3 e a 17)

(Medeiros & Mendes, 2019, Tabela 1)

(Curtido, 2012, Slide 7)

Exemplo:

Para pessoas com osteoartrite, “articulações dolorosas devem ser movidas diariamente por uma ampla gama de movimentos para manter a flexibilidade e diminuir a deterioração da cartilagem” (Gecht-Silver & Duncombe, 2015, seção Osteoartrite).

 

REFERÊNCIAS

Trazem as informações necessárias para a identificação das citações ao longo do trabalho. Em outras palavras, se constitui como um conjunto de elementos que permitem a identificação de publicações, no todo ou em parte. Uma entrada de lista de referência geralmente tem quatro elementos: autor, data, título e fonte. Cada elemento responde a uma pergunta:

Autor: Quem é responsável por este trabalho?

Data: Quando esse trabalho foi publicado?

Título: Como se chama esse trabalho?

Fonte: Onde posso recuperar este trabalho?

As entradas da lista de referências:

  • São ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor;
  • Os autores devem aparecer em ordem inversa: sobrenomes e iniciais do primeiro e segundo sobrenome;
  • Recuo de 1,27 cm da margem a partir da segunda linha, espaço simples, espaço 6 após o parágrafo, alinhadas à esquerda;
  • Para vários trabalhos do mesmo autor, ou autores listados na mesma ordem, liste as entradas em ordem cronológica, do mais antigo ao mais recente.

 

Obras excluídas da lista de referências

  • Comunicações pessoais.
  • Menções gerais de sites inteiros, periódicos inteiros e softwares e aplicativos comuns no texto.
  • Fonte de uma epígrafe geralmente não aparece na lista de referência, a menos que o trabalho seja um livro ou revista acadêmica.
  • Citações de participantes da pesquisa.
  • As referências incluídas em uma meta-análise, marcadas com um asterisco na lista de referência, podem ser citadas no texto (ou não) a critério do autor.

 

Autores

  • Informar o sobrenome, seguido por uma vírgula e as iniciais do autor.
  • Separe os nomes dos autores com virgulas.
  • Use um espaço entre as iniciais dos autores.
  • Coloque o & (e comercial) antes do último autor.

Exemplo:

Wentzel, K. R., Muenks, K., McNeish, D., & Russell, S.

 

  • Autor único

Exemplo: Posternak, L.

  • Sobrenome composto

Exemplo: Castelo Branco, V. P.

  • Sobrenome de família

Exemplo: Teixeira Filho, M. A.

 

  • De 2 a 20 autores: se a obra possuir de 2 a 20 autores usar & antes do último autor

Exemplo:

Grady, J. S., Her, M., Moreno, G., Perez, C., & Yelinek, J. (2019). Emotions in storybooks: A

comparison of storybooks that represent ethnic and racial groups in the United States. Psychology of Popular Media Culture, 8(3), 207-217. https://doi.org/10.1037/ppm0000185

 

Chamada no corpo do texto

- Dentro dos parênteses - (Grady et al., 2019)

- Fora dos parênteses - Grady et al. (2019)

 

  • Acima de 21 autores - se a obra possuir mais de 21 autores incluir os primeiros 19 nomes de autores e inserir . . . e informar o ultimo autor.

Exemplo:

Kalnay E, Kanamitsu M, Kirtler R, Collins W, Deaven D, Gandin L, Iredell M, Saha S, White

G, Woollen J, Zhu Y, Chelliah M, Ebisuzaki W, Higgins W, Janowiak J, Mo KC, Ropelewski C, Wang J, Leetma A, . . . Joseph D. (1996). The NCEP/NCAR 40-year reanalysis project. Bulletin of the American Meteorological Society, 77(3), 437-471.

 

Chamada no corpo do texto

- Dentro dos parênteses - (Kalnay et al., 1996)

- Fora dos parênteses - Kalnay et al. (1996)

 

Várias obras de um autor publicadas no mesmo ano

São diferenciadas pelo acréscimo de letras minúsculas, após a data e sem espaçamento.

              Exemplos:

Habermas, J. (2010a). Direito e democracia: Entre facticidade e validade (2ª ed., Vols. 1-

2). Tempo Brasileiro. [Biblioteca tempo universitário; 101].

Habermas, J. (2010b). O futuro da natureza humana: A caminho de uma eugenia liberal?

(2ª ed.). Martins Fontes. [Biblioteca do Pensamento Moderno].

(Habermas, 2010a)

Conforme Habermas (2010b)

 

Publicações de autores com mesmo sobrenome e mesma data de publicação

Nessa situação acrescenta-se as iniciais de seus prenomes

Exemplos:

Lima, S. (2002). A história oral e a utilização do vídeo: o relato de uma experiência.

Roteiro: Revista Científica da Unoesc, 27(1), 27-49.

Lima, T. L. (2002). Manual básico para elaboração de monografia (3ª ed). ULBRA.

(S. Lima, 2002). (T. Lima, 2002).

 

Autor institucional

  • Mencione o nome por extenso na lista de referências. Não utilize o seu nome abreviado (sozinho ou após a menção do nome por extenso).

Exemplos:

Correto: Organização Mundial da Saúde

Incorreto: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Incorreto: OMS

  • Quando o autor é o mesmo editor – OMITIR o nome do editor

Exemplo:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Perfil dos municípios brasileiros:

Assistência social: 2009.

 

Data de publicação da obra

Podem ser usadas das seguintes formas:

  • apenas ano - (2020).
  • data exata - (2020, 26 de agosto).
  • ano e mês; (2018, julho).
  • ano e estação - (2019, Inverno).
  • Para obras não publicadas utilize - (na imprensa).
  • Quando você não pode determinar a data de publicação, trate o trabalho como sem data – (n.d)
  • Quando a data da publicação original for aproximada, use a abreviação "ca“ - (ca. 1999).

Títulos

  • Destaque em itálico o título da obra e inicie usando letra maiúscula.

Exemplo:

Tornando-se brilhante: o que a ciência nos diz sobre criar filhos bem sucedidos.

  • Não deixe em itálico o título de parte da obra como capítulos de livros ou artigos de periódicos.

Exemplo:

Peixe feliz em pequenos lagos: Testando um modelo de grupo de referência de realização e emoção.

  • Inclua após o título a edição e os volumes (separando-os por vírgula).

Exemplos:

A psicologia da música (3ª ed.).

Enfermagem: Uma abordagem baseada em conceito para a aprendizagem (2ª ed., Vol. 1).

  • Se um volume numerado tiver seu próprio título, inclua o número de volume e o título como parte do título principal.

Exemplo:

Manual da APA de psicologia industrial e organizacional: Vol. 1. Construindo e desenvolvendo a organização.

Descrição do suporte

Fornecer o nome do suporte entre colchetes deixando a primeira letra maiúscula

Exemplo:

[Software de computador]

[Vídeo]

Descrição da fonte

Informe:

DOI

https://doi.org/10.1037/0000143-002

URL - https://www.cdc.gov/cancer/kinds.htm

 

LIVROS

  • Não inclua localização da editora. Se for e-book não inclua informações do banco de dados após a referência.

Exemplos:

Sapolsky, R. M. (2017). Behave: The biology of humans at our best and worst. Penguin

Books.

Jackson, L. M. (2019). The psychology of prejudice: From attitudes to social action (2nd

ed.). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000168-000

  • Tradução ou reimpressão

Exemplo:

Freud, S. (1974). Os instintos e suas vicissitudes (J. Strachey, Ed. & Trad.). Imago.

(Trabalho original publicado em 1915)

No texto:

- Citação parêntese: (Freud, 1915/1974)

- Citação narrativa: Freud (1915/1974)

  • Livro com prefácio de outro autor

Exemplo:

Kübler-Ross, E. (com Byock, I.). (2014). On death & dying: What the dying have to teach

doctors, nurses, clergy & their own families (50th aniversary ed.). Scribner. (Trabalho original publicado em 1969)

No texto:

- Citação parêntese: (Kübler-Ross, 1969/2014)

- Citação narrativa: Kübler-Ross (1969/2014)

  • Capítulo de Livro

Exemplos:

Pádua, E. M. M. de. (2011). O pôster como estratégia de socialização de trabalhos

acadêmicos. In M. C. M. Carvalho (Org.), Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas (pp. 140-150). Papirus.

Dillard, J. P. (2020). Currents in the study of persuasion. In M. B. Oliver, A. A. Raney, & J.

Bryant (Eds.), Media effects: Advances in theory and research (4th ed., pp. 115–129). Routledge.

 

VERBETE DE DICIONÁRIO E WIKIPEDIA

Exemplos:

Merriam-Webster. (2003). Litmus test. In Merriam-Webster’s collegiate dictionary (11th

ed., p. 727)

Merriam-Webster. (n.d.). Semantics. In Merriam-Webster.com dictionary. Recuperado

em 4 de janeiro de 2020, de https://www.merriam-webster.com/dictionary/semantics

Oil painting. (2019, December 8). In Wikipedia.

https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Oil_painting&oldid=929802398

 

ARTIGO DE PERIÓDICO

Impresso

Hollanda, B. B. (2014). No tempo do futebol-arte. Revista História da Biblioteca Nacional, 9(105),

58-59.

Internet

Grady, J. S., Her, M., Moreno, G., Perez, C., & Yelinek, J. (2019). Emotions in storybooks: A

comparison of storybooks that represent ethnic and racial groups in the United States. Psychology of Popular Media Culture, 8(3), 207–217. https://doi.org/10.1037/ppm0000185

Artigo de jornal

Silva, I. G. da. (1998, 19 setembro). Pena de morte para o nascituro. O Estado de São

Paulo. http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm

Harlan, C. (2013, 2 Abril). North Korea vows to restart shuttered nuclear reactor that

can make bomb-grade plutonium. The Washington Post, A1, A4.

Blog e Comentário de Blog

Ouellette, J. (2019, 15 Novembro). Physicists capture first footage of quantum knots

unraveling in superfluid. Ars Technica. https://arstechnica.com/science/2019/11/study-you-can-tie-a-quantum-knot-in-a-superfluid-but-it-will-soon-untie-itself

Joachimr. (2019, 19 Novembro). We are relying on APA as our university style format –

the university is located in Germany (Kassel). So I [Comentário na postagem do blog “The transition to seventh edition APA Style”]. APA Style. https://apastyle.apa.org/blog/transition-seventh-edition#comment-4694866690

Dissertações/teses/monografias

Ávila, L. A. L. de. (2010). Uma teoria semântica fundada em formalismos lógicos para a

análise linguística das regras de predicação e intermediação de conceitos jurídicos [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais].

Castro, Í. L. de. (2004). Do valor à lealdade: A construção de relações duradouras em uma

instituição de educação [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais].

Castro, Í. L. de. (2004). Do valor à lealdade: A construção de relações duradouras em uma

instituição de educação [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC Minas. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Administracao_CastroIL_1r.pdf

Trabalho apresentado em Evento

Alvarenga, C. T., Mazzaro, F. S., Silva, E. C. R., Alves, A. M. & Santos, A. H. A. (2016).

Influência da cura térmica no concreto colorido de alta resistência. Anais do Segundo Congresso do Instituto Politécnico da PUC Minas. PUC Minas.

Andrade, K. E. S. (2016, 22 a 24 de agosto). Aplicação dos princípios de sustentabilidade

na cidade: exercício analítico no bairro do comercio. [Apresentação de trabalho]. Anais do 5º Simpósio do Instituto de Ciências Sociais. PUC Minas.

Publicações – Autor Governamental

National Cancer Institute. (2019). Taking time: Support for people with cancer (NIH

Publication No. 18-2059). U.S. Department of Health and Human Services, National Institutes of Health. https://www.cancer.gov/publications/patient-education/takingtime.pdf

Ministério da Saúde. (2014). Guia alimentar para a população brasileira (2ª ed.).

Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Relatório

Baral, P., Larsen, M., & Archer, M. (2019). Does money grow on trees? Restoration

financing in Southeast Asia. Atlantic Council. https://www.atlanticcouncil.org/in-depth-research-reports/report/does-money-grow-on-trees-restoring-financing-in-southeast-asia/

Código de ética

American Counseling Association. (2014). 2014 ACA code of ethics.

https://www.counseling.org/docs/default-source/default-document-library/2014-code-of-ethics-finaladdress.pdf

Legislação

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (2001). (21ª ed.). Saraiva.

- Citação no texto:

Constituição da República Federativa do Brasil (1988/2001).

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. (1993, 6 julho). Regulamenta o art. 37, inciso XXI,

da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Presidência da República.

- Citação no texto:

(Lei n. 8.666, 1993).

Recursos de sala de aula ou intranet

  • Se for possível recuperar as obras que você usou, cite os trabalhos usando a referência.

Exemplo:

Jones, J. (2016, 23 Março). Guided reading: Making the most of it [Slides de

PowerPoint]. SlideShare. https://www.slideshare.net/hellojenjones/guided-          reading-making-the-most-of-it

  • Se não for possível recuperar essas fontes cite como comunicações pessoais.

Exemplo:

Mack, R., & Spake, G. (2018). Citing open source images and formatting references for

presentations [Slides de PowerPoint]. Canvas@FNU. https://fnu.onelogin.com/login

Norma

International Organization for Standardization. (2018). Occupational health and safety

management systems: Requirements with guidance for use (ISO Standard No. 45001:2018). https://www.iso.org/standard/63787.html

Filme

Fleming, V. (Diretor). (1939). Gone with the wind [Filme]. Selznick International

Pictures; Metro-Goldwyn-Mayer.

YouTube

Quando não for possível localizar a data da publicação, mencione: recuperado em dia mês e ano.

Exemplos:

Harvard University. (2019, August 28). Soft robotic gripper for jellyfish [Video].

YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=guRoWTYfxMs

APA Publishing Training. (n.d.). Home [YouTube channel]. Recuperado em 20 fevereiro

de 2020, de https://www.youtube.com/user/PsycINFO/

Walker, A. (n.d.). Playlists [YouTube channel]. YouTube. Recuperado em 8 de outubro de

2019, de https://www.youtube.com/user/DjWalkzz/playlists

Facebook

  • Postagem

Exemplo:

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (2014, 23 dezembro). O Museu de

Ciências Naturais PUC Minas inaugurou esta semana, a ampliação da exposição de crocodiliformes: a exposição é constituída de esqueletos completos, crânios e reconstituição de jacarés atuais e de fósseis. Facebook. https://www.facebook.com/pucminasoficial/timeline

  • Página

Exemplo:

National Park Service. (n.d.). Home [Facebook page]. Facebook. Recuperado em 12 de

janeiro de 2020, de https://www.facebook.com/nationalparkservice/

 

Instagram

Philadelphia Museum of Art [@philamuseum]. (2019, 3 Dezembro). “It’s always

wonderful to walk in and see my work in a collection where it’s loved, and where people are [Fotografia]. Instagram. https://www.instagram.com/p/B5oDnnNhOt4/

Linkedin

John Tyler Community College. (n.d.). Home [LinkedIn page]. LinkedIn. Recuperado em

9 de janeiro de 2020, de https://www.linkedin.com/school/john-tyler-community-college/

Tik tok

Cook, P. [@chemteacherphil]. (2019, 19 Novembro). Alkali salts get lit. #chemistry

#chemteacherphil #scienceexperiments #foryou #jobforme #trend #featurethis #science #vibecheck [Video]. TikTok. https://vm.tiktok.com/xP1r1m

Twitter

Oliveira, José P. M. (2011, 19 agosto). Repositório digital da UFRGS é destaque em

ranking internacional. @biblioufal. Twitter: http://twitter.com/#!/biblioufal.

Série de TV

Serling, R. (Produtor Executivo). (1959–1964). The twilight zone [TV series]. Cayuga

Ted for talk (série de conferências)

Cuddy, A. (2012, Junho). Your body language may shape who you are [Video]. TED

Conferences. https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are

 

TABELAS (foram feitas adequações de formato para a ReSBEnQ)

Definição

As tabelas são esquemas visuais compostos por colunas e linhas nas quais números, texto ou uma combinação de números e texto são apresentados. Existem muitos tipos comuns de tabelas, incluindo tabelas de características demográficas, tabelas de correlação, tabelas de análise de fatores, análise de tabelas de variância e tabelas de regressão.

Nos documentos da APA, são abordados fundamentos da configuração da tabela, incluindo componentes de tabela, princípios de construção de tabelas (incluindo o uso de bordas e como lidar com tabelas longas ou amplas) e colocação de tabelas no papel. Observe que tabelas e números têm a mesma configuração geral.

 

Componentes da tabela

As tabelas com base no estilo APA têm os seguintes componentes básicos:

  1. Número: O número da tabela (por exemplo, Tabela 1) aparece no título da tabela em fonte em negrito. Tabelas são numeradas na ordem em que são mencionadas em seu artigo.
  2. Título: O título da tabela aparece seguindo o número da tabela e separado por hífen. Dê a cada tabela um título breve, mas descritivo. Use a fonte em itálico para o título.
  3. Títulos para os dados: As tabelas podem incluir uma variedade de títulos para os dados dependendo da natureza e arranjo desses dados. Todas as tabelas devem incluir títulos de coluna, incluindo um título de stub (geralmente colocados na coluna mais à esquerda). O título "Variável" é frequentemente usado para uma coluna em destaque (stub) se nenhum outro título for adequado. Outras variações podem ocorrer e estão descritas nas normas completas da APA.
  4. Corpo: O corpo da tabela inclui todas as linhas e colunas de uma tabela (incluindo a linha de títulos). Uma célula é o ponto de intersecção entre uma linha e uma coluna.
  • O corpo da tabela pode ter espaçamento simples.
  • Alinhe à esquerda a informação da coluna mais à esquerda (stub) da tabela, mas centralize o seu título.
  • Em geral, as informações no corpo da tabela são centralizadas para todas as outras células. No entanto, é possível fazer o alinhamento à esquerda das informações se isso melhorar a legibilidade, especialmente quando as células contêm muito texto.
  1. Notas: Três tipos de notas - geral, específica e probabilidade - podem aparecer abaixo da tabela conforme necessário para descrever conteúdos que podem não ser compreendidos apenas a partir dos títulos da tabela, das colunas e linhas (por exemplo, definições de abreviaturas, atribuição de direitos autorais, explicações de asteriscos usados para indicar valores e outros). Inclua notas de tabela conforme seja necessário.

Princípios de construção de tabelas

O princípio mais importante para criar uma tabela é apresentar informações de uma forma fácil de entender pelos leitores. Forneça informações suficientes na própria tabela para que os leitores não precisem ler o texto para entendê-lo.

Ao criar uma tabela, coloque entradas que devem ser comparadas umas com as outras. Em geral, coloque índices diferentes (por exemplo, meios e desvios padrão) em colunas diferentes e não na mesma coluna. 

Você poderá usar recursos de tabelas do seu programa de processamento de texto para criar tabelas em artigos de estilo APA. Não use a chave de guia ou a barra de espaço para criar manualmente o visual de uma tabela.

  • Bordas da tabela

Recomenda-se limitar o uso de bordas ou linhas em uma tabela, exceto quando elas são necessárias para que se tenha clareza dos dados. Em geral, podem ser usadas bordas na parte superior e inferior da tabela, sob títulos de coluna (incluindo desdobramentos desses títulos), e acima de chaves de coluna. Você também pode usar uma borda para separar uma linha contendo totais ou outras informações de resumo de outras linhas na tabela.

Não use bordas verticais para separar dados e não use bordas ao redor de cada célula em uma tabela. Use espaçamento entre colunas e linhas e alinhamento específico para esclarecer as relações entre os elementos em uma tabela.

  • Tabelas longas ou largas

Se a tabela tiver mais de uma página, use o recurso de tabelas do seu programa de processamento de texto para fazer a linha de títulos se repetir na segunda e em quaisquer páginas subsequentes. Não são necessários outros ajustes.

Se a tabela tiver grande largura e não couber em uma página, use orientação paisagem na página com a tabela ampla. Não importa se o cabeçalho da página também se move ao mudar para orientação da paisagem.

Como inserir as tabelas no texto do artigo

Há duas opções para a colocação de tabelas (e figuras) no texto do artigo.

  1. Incorporar tabelas no texto após cada uma ser mencionada pela primeira vez (ou "chamada");
  2. Colocar cada tabela em uma página separada após a lista de referência.

Uma tabela incorporada pode ocupar uma página inteira; se a tabela for curta, no entanto, o texto pode aparecer na mesma página da tabela. Nesse caso, coloque a tabela na parte superior ou inferior da página, em vez de no meio. Adicione também uma linha em branco de espaço duplo entre a tabela e qualquer texto para melhorar a apresentação visual.

 

FIGURAS (foram feitas adequações de formato para a ReSBEnQ)

Definição

Todos os tipos de displays visuais que não sejam tabelas são considerados figuras no Estilo APA. Os tipos comuns de figuras incluem gráficos de linha, gráficos de barras, gráficos (por exemplo, fluxogramas, gráficos de tortas), desenhos, mapas, parcelas (por exemplo, dispersões), fotografias, infográficos e outras ilustrações.

 

Componentes de figura

As figuras de estilo com base APA têm esses componentes básicos:

 

  1. Número: O número da figura (por exemplo, Figura 1) aparece com o título da figura com fonte em negrito. Os números são designados na ordem em que as figuras são mencionadas no artigo.
  2. Título: O título da figura aparece em seguida ao número da figura, com fonte 12 e em itálico sem negrito. Dê a cada figura um título breve, mas descritivo. Use a fonte em itálico para o título.
  3. Imagem: A parte de imagem na figura é o gráfico, quadro, esquema, fluxograma, fotografia, desenho ou outra ilustração. Se for necessário colocar texto na imagem da figura (por exemplo, rótulos de eixo), use uma fonte Sans Serif com tamanho entre 8 e 14 pontos.
  4. Legenda: Se houver uma legenda ou chave na figura, ela deve ser posicionada dentro das bordas da figura e ter a função de explicar quaisquer símbolos usados na figura. Use iniciais maiúsculas na legenda da figura, no caso de ser um título.
  5. Nota: Três tipos de notas - geral, específica e probabilidade - podem aparecer abaixo da figura conforme necessário para descrever conteúdos que podem não ser compreendidos apenas a partir dos títulos da figura (por exemplo, definições de abreviaturas, atribuição de direitos autorais, explicações de asteriscos usados para indicar valores e outros). Inclua notas de figura conforme seja necessário.

Princípios da criação de figuras

O princípio mais importante para criar uma figura é apresentar informações de uma forma fácil de entender pelos leitores. Fornecer informações suficientes na própria figura para que os leitores não precisem ler o texto para entendê-lo.

Ao criar uma figura, certifique-se de atender aos seguintes padrões:

  • as imagens são claras
  • linhas são suaves e afiadas
  • a fonte é legível e simples
  • unidades de medição são fornecidas
  • eixos são claramente rotulados
  • elementos dentro da figura são claramente rotulados ou explicados

 

Use software gráfico para criar figuras em artigos APA Style. Por exemplo, use os recursos gráficos incorporados do seu programa de processamento de texto (por exemplo, Microsoft Word ou Excel) ou programas específicos, como Photoshop ou Inkscape.

Como inserir as figuras no texto do artigo

Há duas opções para a colocação de figuras (e tabelas) em um papel. A primeira é incorporar figuras no texto após cada uma ser mencionada pela primeira vez (ou "chamada"); a segunda é colocar cada figura em uma página separada após a lista de referências.

Uma figura incorporada pode ocupar uma página inteira; se a figura for curta, no entanto, o texto pode aparecer na mesma página da figura. Nesse caso, coloque a figura na parte superior ou inferior da página, em vez de no meio. Adicione também uma linha em branco de dupla espaçada entre a figura e qualquer texto para melhorar a apresentação visual.

As figuras devem ser inseridas em arquivos .tif com resolução mínima de 300 dpi. Elas devem ser de autoria do(s)/a(s) autor(es)/(as), de domínio público ou devem ter permissão por escrito de seus proprietários/autores para utilização das mesmas no texto, quando forem protegidas por copyright. Tal documento pode ser solicitado como condição para publicação do artigo, em caso seja aceito na avaliação.

 

Para mais informações sobre as Normas da APA, seguem as referências:

American Psychological Association (2020).  Style and Grammar Guidelines. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines

American Psychological Association (2020). What’s new in the seventh edition publication manual. https://apastyle.apa.org/blog/whats-new-7e

American Psychological Association (2020). Tutorials and webinars. https://apastyle.apa.org/instructional-aids/tutorials-webinars

American Psychological Association (2020). Sample papers. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/paper-format/sample-papers