Dossiê Implicações da Inteligência Artificial

Dossiê: Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente


Organizadores: Ana Luiza de Quadros, Paulo Vitor Teodoro e Elisa Prestes Massena

 

Convidamos a comunidade acadêmica a submeter artigos científicos para o dossiê intitulado “Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente”. Trata-se de uma oportunidade para refletirmos e debatermos sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) Generativa, com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores(as), professores(as), estudantes e demais sujeitos envolvidos(as) nesse novo e desafiador cenário.

Além de contribuições centradas no Ensino de Química, o dossiê receberá textos que problematizem, analisem ou proponham caminhos que dialogam com a IA nos campos do Ensino de Ciências e da Educação, especialmente aqueles com interface com o Ensino de Química.

Reconhecemos as potencialidades e os limites do uso da IA Generativa tanto no ensino quanto na pesquisa em Educação em Química (e, de maneira ampliada, nas Ciências da Natureza e na Educação). A comunidade especializada tem apontado diversas possibilidades, como a facilitação de buscas, o estímulo à colaboração entre estudantes e o engajamento com os conteúdos, bem como os insights oferecidos aos(às) professores(as) a partir das interações dos estudantes com essas ferramentas. Por outro lado, também são destacadas preocupações legítimas, como os riscos de plágio, o aprofundamento das desigualdades digitais e sociais, e os impactos no desenvolvimento do pensamento crítico, entre outras.

Diante da rápida expansão do uso da IA Generativa, torna-se urgente que a pesquisa acadêmica volte seu olhar – ainda que de forma inicial – para as implicações, estratégias e padrões emergentes que possam favorecer ou limitar tanto o ensino quanto a investigação no campo da Educação Química, da Educação em Ciências e da Educação em geral.

Com este dossiê, esperamos fomentar reflexões sobre as tendências contemporâneas de pesquisa que contribuam para uma compreensão mais ampla e crítica dessa tecnologia, reconhecendo que a IA já faz parte de nossas práticas – independentemente de estarmos ou não preparados para ela.

Assim, convidamos professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de pós-graduação a submeterem artigos originais que resultem de investigações científicas sobre essa temática, abordando tanto os desafios quanto as oportunidades trazidas pela IA Generativa para o nosso campo.

 

Orientações Gerais:

Serão selecionados no mínimo 8 artigos para compor o Dossiê a ser publicado no número de 2026 que atenderem às seguintes normas:

  1. a) os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) disponíveis em: https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Tutorial
  2. b) um autor poderá fazer parte de, no máximo, dois artigos, sendo um apenas como autor principal.
  3. c) as submissões deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma da revista (http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/about/submissions), selecionando a seção Dossiê: Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente.
  4. d) informar no campo "comentários ao editor": “Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente”.

 

Em caso de dúvidas: dossieresbenqIA@gmail.com

Cronograma

Atividade

Data

Divulgação da chamada

7 de julho de 2025

Período de submissão

Até 30 de novembro de 2025

Previsão de publicação

1º semestre de 2026