Dossiê Implicações da Inteligência Artificial
Dossiê: Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente
Organizadores: Ana Luiza de Quadros, Paulo Vitor Teodoro e Elisa Prestes Massena
Convidamos a comunidade acadêmica a submeter artigos científicos para o dossiê intitulado “Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente”. Trata-se de uma oportunidade para refletirmos e debatermos sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) Generativa, com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores(as), professores(as), estudantes e demais sujeitos envolvidos(as) nesse novo e desafiador cenário.
Além de contribuições centradas no Ensino de Química, o dossiê receberá textos que problematizem, analisem ou proponham caminhos que dialogam com a IA nos campos do Ensino de Ciências e da Educação, especialmente aqueles com interface com o Ensino de Química.
Reconhecemos as potencialidades e os limites do uso da IA Generativa tanto no ensino quanto na pesquisa em Educação em Química (e, de maneira ampliada, nas Ciências da Natureza e na Educação). A comunidade especializada tem apontado diversas possibilidades, como a facilitação de buscas, o estímulo à colaboração entre estudantes e o engajamento com os conteúdos, bem como os insights oferecidos aos(às) professores(as) a partir das interações dos estudantes com essas ferramentas. Por outro lado, também são destacadas preocupações legítimas, como os riscos de plágio, o aprofundamento das desigualdades digitais e sociais, e os impactos no desenvolvimento do pensamento crítico, entre outras.
Diante da rápida expansão do uso da IA Generativa, torna-se urgente que a pesquisa acadêmica volte seu olhar – ainda que de forma inicial – para as implicações, estratégias e padrões emergentes que possam favorecer ou limitar tanto o ensino quanto a investigação no campo da Educação Química, da Educação em Ciências e da Educação em geral.
Com este dossiê, esperamos fomentar reflexões sobre as tendências contemporâneas de pesquisa que contribuam para uma compreensão mais ampla e crítica dessa tecnologia, reconhecendo que a IA já faz parte de nossas práticas – independentemente de estarmos ou não preparados para ela.
Assim, convidamos professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de pós-graduação a submeterem artigos originais que resultem de investigações científicas sobre essa temática, abordando tanto os desafios quanto as oportunidades trazidas pela IA Generativa para o nosso campo.
Orientações Gerais:
Serão selecionados no mínimo 8 artigos para compor o Dossiê a ser publicado no número de 2026 que atenderem às seguintes normas:
- a) os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) disponíveis em: https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Tutorial
- b) um autor poderá fazer parte de, no máximo, dois artigos, sendo um apenas como autor principal.
- c) as submissões deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma da revista (http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/about/submissions), selecionando a seção Dossiê: Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente.
- d) informar no campo "comentários ao editor": “Implicações da Inteligência Artificial na pesquisa e no ensino de Química/Ciências: um olhar inicial e urgente”.
Em caso de dúvidas: dossieresbenqIA@gmail.com
Cronograma
Atividade |
Data |
Divulgação da chamada |
7 de julho de 2025 |
Período de submissão |
Até 30 de novembro de 2025 |
Previsão de publicação |
1º semestre de 2026 |