A Tabela Periódica, os Modelos Atômicos e a Radioatividade: a materialidade na Química em episódios históricos dos séculos XIX e XX

Autores

  • Fernanda Aparecida Bernardo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lucas Bombarda Marques Gomes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Larissa Cabral Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Luciana Massi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052403

Palavras-chave:

História e Filosofia da Química, Materialidade, Ensino de química

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo interpretar o papel da materialidade do átomo na produção do conhecimento químico, por meio da análise de diferentes determinações históricas, ocorridas entre os séculos XIX e XX, que colaboraram para a compreensão da estrutura atômica. A materialidade, presente em discussões filosóficas sobre o realismo, se relaciona ao debate da própria existência do átomo, uma vez que essa é uma questão tanto para os cientistas da época quanto para a atual da filosofia química. O período histórico analisado é fruto de trabalhos anteriores sobre a tabela periódica, os modelos atômicos e a radioatividade, pois reconhecemos que eles representam uma síntese parcial das múltiplas determinações que corroboraram para o entendimento da materialidade do átomo que temos até o momento. Assim, a análise e complementação desses três episódios históricos apontou para a existência do átomo e colaborou para uma compreensão materialista da realidade, explicitando filosoficamente a importância desses conhecimentos para a química. Com isso, foi possível traçar também conexões com o ensino de química a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, pois a história e filosofia dos conteúdos permitem justificá-los no currículo, além de contribuir para a formação de uma concepção de mundo do aluno que seja materialista, histórica e dialética.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Bernardo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2019). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2023). Ingressou no doutorado pelo mesmo programa em 2024. Atualmente, é professora assistente do Departamento de Ciências Exatas da UEFS, área de Química Geral, Didática e Práxis Pedagógicas em Química, e leciona disciplinas para o curso de Licenciatura em Química. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Lucas Bombarda Marques Gomes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2020). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2023). Atualmente é bolsista de Doutorado pelo mesmo programa. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Larissa Cabral, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2022). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2024). Atualmente é professora de química da educação básica. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

É professora associada da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Livre-docente em Educação em Ciências pela UNESP. Pós-Doutora em Educação, Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela USP e licenciada em Química pela UNESP. Realizou estágios de pesquisa na École Normale Supérieure em Lyon, na Universidade do Porto, Universidad Autónoma de Chile, Instituto Universitário de Lisboa e no Centro Internazionale di Studi Primo Levi em Turim. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em linguagem, história, filosofia e sociologia da ciência. É editora associada da revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (A1), responsável pela seção "Espaço Aberto" da Revista Química Nova na Escola e membro do conselho editorial da Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. É coordenadora do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais - UNESP.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Dossiê