A Tabela Periódica, os Modelos Atômicos e a Radioatividade: a materialidade na Química em episódios históricos dos séculos XIX e XX

Autores/as

  • Fernanda Aparecida Bernardo Universidad Estatal de Feira de Santana
  • Lucas Bombarda Marques Gomes Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”
  • Larissa Cabral Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”
  • Luciana Massi Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052403

Palabras clave:

Historia y Filosofía de la Química, Materialidad, Enseñanza de la Química

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo interpretar o papel da materialidade do átomo na produção do conhecimento químico, por meio da análise de diferentes determinações históricas, ocorridas entre os séculos XIX e XX, que colaboraram para a compreensão da estrutura atômica. A materialidade, presente em discussões filosóficas sobre o realismo, se relaciona ao debate da própria existência do átomo, uma vez que essa é uma questão tanto para os cientistas da época quanto para a atual da filosofia química. O período histórico analisado é fruto de trabalhos anteriores sobre a tabela periódica, os modelos atômicos e a radioatividade, pois reconhecemos que eles representam uma síntese parcial das múltiplas determinações que corroboraram para o entendimento da materialidade do átomo que temos até o momento. Assim, a análise e complementação desses três episódios históricos apontou para a existência do átomo e colaborou para uma compreensão materialista da realidade, explicitando filosoficamente a importância desses conhecimentos para a química. Com isso, foi possível traçar também conexões com o ensino de química a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, pois a história e filosofia dos conteúdos permitem justificá-los no currículo, além de contribuir para a formação de uma concepção de mundo do aluno que seja materialista, histórica e dialética.

Biografía del autor/a

Fernanda Aparecida Bernardo, Universidad Estatal de Feira de Santana

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2019). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2023). Ingressou no doutorado pelo mesmo programa em 2024. Atualmente, é professora assistente do Departamento de Ciências Exatas da UEFS, área de Química Geral, Didática e Práxis Pedagógicas em Química, e leciona disciplinas para o curso de Licenciatura em Química. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Lucas Bombarda Marques Gomes, Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2020). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2023). Atualmente é bolsista de Doutorado pelo mesmo programa. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Larissa Cabral, Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto de Química, UNESP Araraquara (2022). Mestre em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2024). Atualmente é professora de química da educação básica. Faz parte do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em história e filosofia da química.

Luciana Massi, Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”

É professora associada da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Livre-docente em Educação em Ciências pela UNESP. Pós-Doutora em Educação, Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela USP e licenciada em Química pela UNESP. Realizou estágios de pesquisa na École Normale Supérieure em Lyon, na Universidade do Porto, Universidad Autónoma de Chile, Instituto Universitário de Lisboa e no Centro Internazionale di Studi Primo Levi em Turim. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em linguagem, história, filosofia e sociologia da ciência. É editora associada da revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (A1), responsável pela seção "Espaço Aberto" da Revista Química Nova na Escola e membro do conselho editorial da Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. É coordenadora do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais - UNESP.

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Publicado

2024-12-20