A Tabela Periódica, os Modelos Atômicos e a Radioatividade: a materialidade na Química em episódios históricos dos séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052403Keywords:
History and Philosophy of Chemistry, Materiality, Teaching ChemistryAbstract
O presente trabalho teve como objetivo interpretar o papel da materialidade do átomo na produção do conhecimento químico, por meio da análise de diferentes determinações históricas, ocorridas entre os séculos XIX e XX, que colaboraram para a compreensão da estrutura atômica. A materialidade, presente em discussões filosóficas sobre o realismo, se relaciona ao debate da própria existência do átomo, uma vez que essa é uma questão tanto para os cientistas da época quanto para a atual da filosofia química. O período histórico analisado é fruto de trabalhos anteriores sobre a tabela periódica, os modelos atômicos e a radioatividade, pois reconhecemos que eles representam uma síntese parcial das múltiplas determinações que corroboraram para o entendimento da materialidade do átomo que temos até o momento. Assim, a análise e complementação desses três episódios históricos apontou para a existência do átomo e colaborou para uma compreensão materialista da realidade, explicitando filosoficamente a importância desses conhecimentos para a química. Com isso, foi possível traçar também conexões com o ensino de química a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, pois a história e filosofia dos conteúdos permitem justificá-los no currículo, além de contribuir para a formação de uma concepção de mundo do aluno que seja materialista, histórica e dialética.
References
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. 1a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BAILY, C. Early atomic models – from mechanical to quantum (1904–1913). The European Physical Journal H, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 1-38, 24 out. 2012.
BENSAUDE-VINCENT, B.; STENGERS, I. História da química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
BERNAL, John Desmond. Ciência na História. Livros Horizonte, v. 4, p. 695-879, 1969.
BERNARDO, F. A. O conteúdo de modelos atômicos e a concepção de mundo: contribuições filosóficas para o ensino de química histórico-crítico. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
CESAREO, Roberto. Dos raios X à bomba atômica (1895-1945): os 50 anos que mudaram o mundo. Brasília: Embrapa, 543 p. 2010.
CHAGAS, A. P. Existem átomos? (abordando Jean Perrin). História da Ciência e Ensino, [s. l.], v. 3. p. 7-16. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/5605#:~:text=Inicialmente%20destacam%2Dse%20alguns%20pontos,evid%C3%AAncias%20sobre%20a%20realidade%20molecular. Acesso em: 10 jul.2022.
CHAGAS, A. P. Os noventa anos de Les Atomes. Química Nova na Escola, São Paulo, Coleção Ano Internacional da Química, n. 17, mai. 2003. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a09.pdf. Acesso em: 10 jul.2022.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.
CROSSFIELD, E. Tina. Irène Joliot-Curie: Following in Her Mother’s Footsteps. In: RAYNER-CANHAM, Marelene F.; RAYNER-CANHAM, Geoffrey. W. A Devotion to their Science: Pioneer Women of Radioactivity. Quebéc: Chemical Heritage Foundation, 2005.
DUARTE, N.; MASSI, L.; TEIXEIRA, L. A. The Committed Objectivity of Science and the Importance of Scientific Knowledge in Ethical and Political Education. Science & Education, [S.L.], v. 31, n. 6, p. 1629-1649, 30 nov. 2021.
GILMER Penny Jane. Irène Joliot-Curie, a Nobel Laureate in Artificial Radioactivity. In: CHIU, Mei-Hung.; GILMER, Penny. Jane.; TREAGUST, David. Celebrating the 100th Anniversary of Madame Marie Skolodowska Curie’s Nobel Prize in Chemistry. Sense Publishers, 2011.
GOMES, L. B. M. O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
GUTIÉRREZ SAMANEZ, J. A. Binódic periodic system: a mathematical approach. Foundations of Chemistry, v. 22, p. 235-266, 2020. https://doi.org/10.1007/s10698-020-09359-3
HOFFMANN, R. What might philosophy of science look like if chemists built it? Synthese, v.155, n. 3, p. 321-336, 2007.
IMYANITOV, N. S. Dialectics and synergetics in chemistry. Periodic Table and oscillating reactions. Foundations of Chemistry, v. 18, n. 1, p. 21-56, 2015. http://dx.doi.org/10.1007/s10698-015-9248-6
JOLIOT-CURIE, I. Nobel Lecture: Artificial Production of Radioactive Elements. Nobel Prize, 1935, Amsterdam.
KEDROV, B. M. Dalton's Atomic Theory and Its Philosophical Significance. Philosophy And Phenomenological Research, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 644, jun. 1949. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2103296. Acesso em: 06 ago. 2023.
LABARCA, M.; BEJARANO, N. R. R.; EICHLER, M. L. Química e Filosofia: rumo a uma frutífera colaboração. Química Nova, v. 36, n. 8, p. 1-17, 2013.
LEITE, B. S. O ano internacional da tabela periódica e o ensino de Química: das cartas ao digital. Química Nova, v. 42, n. 6, p. 702-710, 2019.
LEITE, H. S. A.; PORTO, P. A. Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros de Química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 580-587, 2015. http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150064
LEMES, A. F. G.; PORTO, P. A. Introdução à Filosofia da Química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 121-147, 2013.
LIMA, L. C. Trajetória pessoal e científica de Irène Joliot-Curie e sua inserção na educação química histórico-crítica. Orientadora: Luciana Massi. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 71, p. 223-239, out. 2018.
MASSI, L.; SOUZA, B. N.; SGARBOSA, E. C.; COLTURATO, A. R. Incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica na educação em ciências: uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 212, 28 ago. 2019.
MELZER, E. E. M.; AIRES, J. A. A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.L.], v. 11, n. 22, p. 62, 30 jun. 2015.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/QZSvNkKHJHG3Wk6XsSd7Phb/?format=pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.
NYE, M. J. The nineteenth-century atomic debates and the dilemma of an ‘indifferent hypothesis’. Studies In History And Philosophy Of Science Part A, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 245-268, 1976. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0039368176900078. Acesso em: 06 ago. 2023.
ROMERO, A. L.; CUNHA, M. B. da. A pré-história da lei periódica dos elementos químicos na perspectiva de dois historiadores da Química. Revista Valore, v. 6, p. 1-13, jul. 2021.
ROSA, J. M. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos da concepção de mundo. 2018. 256 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, Araraquara-SP, 2018. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4737.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.
TARGINO, A. R. L.; BALDINATO, J. O. Abordagem histórica da lei periódica nas coleções do PNLD 2012. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 324-333, 2016. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160044
TOLENTINO, M.; ROCHA FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.
VALERO, R. et al. Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: aspectos ontológicos e epistemológicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.L.], v. 39, n. 3, p. 828-858, 15 dez. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/86571. Acesso em: 31 ago. 2024.
VIANA, H. E. B.; PORTO, P. A. O processo de elaboração da teoria atômica de John Dalton. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 7, p. 4-12, dez. 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/07/a03.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.
VIDAL, B. História da química. Lisboa: Edições 70, 1986.
VIHALEMM, R. The autonomy of chemistry: old and new problems. Foundations of chemistry, v. 13, n. 2, p. 97-107, 2011.
Published
Issue
Section
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).