Novo Ensino Médio em Mato Grosso: a formação continuada de professores no contexto da rede estadual de Educação

Authors

  • Douglas Freitas de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elane Chaveiro Soares Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042310

Keywords:

New Secondary Education, Teacher training, Mato Grosso

Abstract

As a new educational policy in consolidation, the New Secondary Education (NSE) has promoted drastic changes in the organizational structure of this stage of Basic Education, with impacts on the professional profile of teachers and, consequently, on the provision of continuing education by the education networks. In this context, considering that each educational system has autonomy to manage training processes, the aim of this work was to describe and analyze how the State of Mato Grosso has developed its actions to provide training to teachers linked to its network. As for the time frame, this was established between the end of 2018, when the first actions were carried out to make NSE in the State viable, and the first half of 2023, which is the moment of completion of this study (and for which the actions still materialize). Therefore, the methodology adopted was qualitative research of the documentary type, with analysis of texts related to the theme that were published in the Official Gazette of Mato Grosso and in other official channels of the State Department of Education. As a result, from the 16 documents analyzed, it was verified that the continuous formation of teachers was initially neglected until the massive diffusion of educational platforms (mainly from 2022), arising from contracts or partnerships with private companies (or with philanthropic institutions originating from business groups), with large-scale, instrumental, and homogeneous training courses (to serve all teachers, regardless of their professional profile or their school context). Finally, contradictions are identified in the training model offered by the state education network, since training does not offer the necessary subsidies to meet the training demands of teachers, while overloading them with a diverse list of plans and curricula (disciplines by area of knowledge, electives, deepening trails, life project and professional training) and excessive course load.

Author Biographies

Douglas Freitas de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

É doutorando em Educação (Linha de Pesquisa: Educação em Ciências) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT, desde 2018), lotado na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos de Júnior "Jaiminho". Foi coordenador pedagógico na Escola Estadual 14 de Fevereiro (2020-2021). Possui mestrado em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Química) pela UFMT (2020), graduação em Licenciatura Plena em Química também pela UFMT (2017) e é Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Fronteira Oeste / Pontes e Lacerda (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/QUÍMICA/UFMT), de 2014 a 2016. Já desenvolveu pesquisa de iniciação científica nas áreas de Psicologia Social e Física Ambiental como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT (PROIC-Técnico do IFMT), de 2011 a 2013. Foi bolsista do Programa de Monitoria da UFMT (2015 a 2017) e Coordenador e Monitor de Ensino do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Monitoria Voluntária do IFMT (NADEM) de 2012 a 2013. Além disso, foi bolsista também do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFMT/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (PIBIC/UFMT/FAPEMAT), do qual desenvolveu pesquisa em Química Analítica e Ambiental, estando vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Resíduos de Biocidas (LARB/UFMT). Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química" (LabPEQ/UFMT) e desenvolve pesquisas e materiais didáticos com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências Naturais e Ensino de Química, especialmente em temas como Políticas Educacionais e Currículo do Ensino Médio, Química Forense, ludicidade, formação de professores, sendo autor (em parceria com a Profa. Dra. Elane Chaveiro Soares) do livro "Química Forense para o Ensino de Química: uma abordagem teórica, lúdica e experimental para o Ensino de Química" (Ed. Átomo, 2021).

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) (2020-2023). É Editora Adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017) e é Consultora Especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (PUCRS/2012). Mestre em Educação (UFMT/1997). Graduada em Licenciatura Plena em Química (UFMT/1992). Docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente e orientadora no (PPGECN/UFMT) (onde foi coordenadora no período de 2017-2018). Orientadora da equipe de residentes em Química no PRP/CAPES (08/2018 a 01/2020 e 09/2020 a 03/2022 e atual). Coordenadora do PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016). Coordenou a Licenciatura em Química da UFMT (2015-2016 e 2019-2021), É Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). Áreas de Interesse: Formação de Professores de Química, História e Filosofia da Ciência, Ciência e Religião, Ensino e Aprendizagem em Química, Experimentação e Extensão Universitária.

Published

2023-12-30