Perfil semântico das aulas de Termodinâmica com estudantes de graduação em Química

Autores

  • Hislayne França dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Guimarães de Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042303

Palavras-chave:

Termodinâmica. Perfil semântico. Teoria do código de legitimação.

Resumo

Este estudo apresenta o perfil semântico de uma aula da disciplina de Termodinâmica em um curso de química no Ensino Superior e, tem como objetivo, analisar o processo de legitimação e circulação do discurso por meio da Teoria do Código de Legitimação.  No modelo de análise empregado na construção dos perfis semânticos incluímos os diferentes níveis do conhecimento químico e da relação entre conceito e contexto.  Para a determinação da gravidade e da densidade semântica foi construído um dispositivo de tradução considerando os diferentes níveis de complexidade do conceito e da sua relação com o contexto. Esta ferramenta foi empregada na análise ilustrativa de episódios de sala de aula na disciplina de Termodinâmica desenvolvido durante o ensino remoto. A análise revelou diferentes variações nos perfis semânticos e a frequência de perfis semânticos com densidade alta e baixa gravidade, o que pode explicar em parte as dificuldades relatadas pelos estudantes durante a disciplina.

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

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