Perfil semântico das aulas de Termodinâmica com estudantes de graduação em Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042303Palavras-chave:
Termodinâmica. Perfil semântico. Teoria do código de legitimação.Resumo
Este estudo apresenta o perfil semântico de uma aula da disciplina de Termodinâmica em um curso de química no Ensino Superior e, tem como objetivo, analisar o processo de legitimação e circulação do discurso por meio da Teoria do Código de Legitimação. No modelo de análise empregado na construção dos perfis semânticos incluímos os diferentes níveis do conhecimento químico e da relação entre conceito e contexto. Para a determinação da gravidade e da densidade semântica foi construído um dispositivo de tradução considerando os diferentes níveis de complexidade do conceito e da sua relação com o contexto. Esta ferramenta foi empregada na análise ilustrativa de episódios de sala de aula na disciplina de Termodinâmica desenvolvido durante o ensino remoto. A análise revelou diferentes variações nos perfis semânticos e a frequência de perfis semânticos com densidade alta e baixa gravidade, o que pode explicar em parte as dificuldades relatadas pelos estudantes durante a disciplina.