O Processo de Ensino e Aprendizagem do Conceito de Soluções por meio da Temática Soro Caseiro
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032207Palavras-chave:
PIBID, Soluções, Soro CaseiroResumo
O artigo aqui apresentado busca descrever a organização estrutural, bem como trata de discutir os resultados obtidos a partir da aplicação da oficina temática “Soro Caseiro: Uma Solução do Cotidiano” para uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública e estadual do município de Itabaiana, localizado na região Agreste do estado de Sergipe. A oficina temática foi produzida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor Alberto Carvalho, ao longo do edital de 2018. Os dados foram coletados a partir das observações, que foram materializadas nos diários, das dinâmicas das/dos estudantes pela pibidiana e pelo pibidiano no decorrer das atividades de intervenção, assim como por meio das respostas às questões do questionário inicial e final por elas/eles registradas. Além disso, a pesquisa está inserida na abordagem qualitativa, sendo que os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Dos processos analíticos, notou-se que as/os discentes apresentavam baixa compreensão microscópica, não conceituavam os tipos de soluções corretamente, além de também possuírem dificuldades na leitura e na escrita, assim, interferindo na aprendizagem dos conceitos químicos trabalhados. Depois de finalizar a intervenção, foi concluído que houve uma melhora conceitual pelas/pelos estudantes sobre o conteúdo e a temática, tal como um refinamento na compreensão dos tipos de soluções e do coeficiente de solubilidade. Ademais, também se percebeu a necessidade de melhorar a oficina temática quanto à abordagem das noções microscópicas da dissolução.
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