Novo Ensino Médio em Mato Grosso: a formação continuada de professores no contexto da rede estadual de Educação

Autores

  • Douglas Freitas de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elane Chaveiro Soares Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042310

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Formação de professores, Mato Grosso

Resumo

Como uma nova política educacional em consolidação, o Novo Ensino Médio (NEM) tem promovido drásticas mudanças na estrutura organizacional desta etapa da Educação Básica, com impactos no perfil profissional dos professores e, consequentemente, na oferta de formação continuada pelas redes de ensino. Ao considerar que cada sistema educacional possui autonomia para gerir os processos formativos, objetivou-se descrever e analisar como o Estado de Mato Grosso têm desenvolvido suas ações para proporcionar capacitação aos professores vinculados à sua rede. Quanto ao recorte temporal, este foi estabelecido entre o final de 2018, quando foram realizadas as primeiras ações para viabilizar o NEM no Estado, e o primeiro semestre de 2023, que é o momento de finalização deste estudo (e pelos quais as ações ainda se concretizam). Para tanto, a metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa do tipo documental, com análise dos textos relacionados à temática, que foram publicados no Diário Oficial de Mato Grosso e em outros canais oficiais da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT). Como resultados, a partir dos 16 documentos analisados, verificou-se que a formação continuada de professores foi inicialmente negligenciada até a difusão massiva de plataformas educacionais, oriundas de contratos ou parcerias com empresas privadas (ou com instituições filantrópicas originadas de grupos empresariais), com cursos para formação em larga escala, de caráter instrumental e homogêneo (para atender todos os docentes, independentemente de seu perfil profissional ou de seu contexto escolar). Por fim, identifica-se contradições no modelo formativo ofertado pela rede estadual de Educação, uma vez que as capacitações não oferecem os subsídios necessários para atender às demandas formativas, ao mesmo tempo em que os sobrecarregam com um rol diversificado de planejamentos e currículos (disciplinas por área de conhecimento, eletivas, trilhas de aprofundamento, projeto de vida e formação profissionalizante) e excessiva carga-horária de cursos.

Biografia do Autor

Douglas Freitas de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

É doutorando em Educação (Linha de Pesquisa: Educação em Ciências) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT, desde 2018), lotado na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos de Júnior "Jaiminho". Foi coordenador pedagógico na Escola Estadual 14 de Fevereiro (2020-2021). Possui mestrado em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Química) pela UFMT (2020), graduação em Licenciatura Plena em Química também pela UFMT (2017) e é Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Fronteira Oeste / Pontes e Lacerda (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/QUÍMICA/UFMT), de 2014 a 2016. Já desenvolveu pesquisa de iniciação científica nas áreas de Psicologia Social e Física Ambiental como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT (PROIC-Técnico do IFMT), de 2011 a 2013. Foi bolsista do Programa de Monitoria da UFMT (2015 a 2017) e Coordenador e Monitor de Ensino do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Monitoria Voluntária do IFMT (NADEM) de 2012 a 2013. Além disso, foi bolsista também do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFMT/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (PIBIC/UFMT/FAPEMAT), do qual desenvolveu pesquisa em Química Analítica e Ambiental, estando vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Resíduos de Biocidas (LARB/UFMT). Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química" (LabPEQ/UFMT) e desenvolve pesquisas e materiais didáticos com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências Naturais e Ensino de Química, especialmente em temas como Políticas Educacionais e Currículo do Ensino Médio, Química Forense, ludicidade, formação de professores, sendo autor (em parceria com a Profa. Dra. Elane Chaveiro Soares) do livro "Química Forense para o Ensino de Química: uma abordagem teórica, lúdica e experimental para o Ensino de Química" (Ed. Átomo, 2021).

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) (2020-2023). É Editora Adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017) e é Consultora Especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (PUCRS/2012). Mestre em Educação (UFMT/1997). Graduada em Licenciatura Plena em Química (UFMT/1992). Docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente e orientadora no (PPGECN/UFMT) (onde foi coordenadora no período de 2017-2018). Orientadora da equipe de residentes em Química no PRP/CAPES (08/2018 a 01/2020 e 09/2020 a 03/2022 e atual). Coordenadora do PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016). Coordenou a Licenciatura em Química da UFMT (2015-2016 e 2019-2021), É Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). Áreas de Interesse: Formação de Professores de Química, História e Filosofia da Ciência, Ciência e Religião, Ensino e Aprendizagem em Química, Experimentação e Extensão Universitária.

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Dossiê