Promovendo a Argumentação em Escola Fazenda: contribuições e desafios para o Novo Ensino Médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042308Palavras-chave:
Argumentação, Ensino de Química, Questões sociocientíficasResumo
A argumentação pode ser definida como uma competência fundamental para a vida em sociedade. Na atualidade, observa-se o crescente interesse no desenvolvimento de práticas argumentativas em ambientes educacionais, especialmente com a Reforma do Ensino Médio no Brasil. Entretanto, verifica-se ainda uma carência na promoção da argumentação na Educação Básica, principalmente em escolas rurais. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou identificar e analisar os argumentos produzidos por 26 estudantes do Novo Ensino Médio de uma Escola Fazenda, localizada no Estado da Paraíba, Brasil, com base na resolução de casos investigativos. A proposta metodológica foi dividida em três momentos: problematização, organização e aplicação do conhecimento, na qual os estudantes, de forma colaborativa, foram solicitados a escrever soluções para um caso investigativo que versava sobre a escassez hídrica da região. Assim, buscou-se identificar e analisar as fontes de evidência e a natureza dos argumentos da turma com base na resolução do caso. Como resultados, foi possível verificar elementos que apontam contribuições para que os estudantes pudessem discutir sobre a falta de água no alto Sertão Paraibano, ao mesmo tempo que refletiam sobre a argumentatividade na elaboração de possíveis soluções para essa problemática local e controversa. Destaca-se a importância de se contextualizar o significado dos conceitos nas aulas de Química com questões sociocientíficas que emergiram da vida cotidiana dos discentes. Consequentemente, esse estudo visa trazer discussões relacionadas ao Ensino de Química em escolas rurais, ressaltando a necessidade de que novas investigações sejam realizadas e divulgadas sobre este contexto.
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