Subprojetos de Química do Programa de Residência Pedagógica: um mapeamento da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042305Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica (PRP), Estágio Supervisionado, Formação inicialResumo
Este artigo tem como foco o Programa Residência Pedagógica, iniciativa coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir de 2018. O Programa oportuniza bolsas aos alunos dos cursos de licenciatura, professores do ensino superior e da educação básica. Dentre os objetivos descritos no primeiro edital, destaca-se a promoção da adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é relatar um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre publicações referentes aos subprojetos de Química do Programa Residência Pedagógica. O mapeamento realizado compreendeu as publicações disponíveis em dois portais de periódicos no período de 2018 a 2023. Em nossa análise, buscamos observar nas publicações qual a relação estabelecida com o estágio supervisionado, com a Base Nacional Comum Curricular, com a teoria e prática e, também, analisar o conteúdo de Química envolvido nas ações desenvolvidas no Programa. No mapeamento encontramos 23 artigos que descreviam atividades desenvolvidas nos subprojetos de Química. As publicações, em sua maioria são relatos de experiência produzidos em subprojetos da região norte, apresentam as atividades envolvendo os residentes, os preceptores e os alunos das escolas-campo. De acordo com os aspectos que analisamos, percebemos uma grande preocupação com o alcance dos objetivos descritos pela CAPES, sendo que a análise indica estar havendo a reformulação do estágio supervisionado e aplicação da BNCC nas atividades desenvolvidas pelos residentes. Alguns aspectos críticos também são citados, mas envolvem a forma como a CAPES tem conduzido as ações do Programa nas Instituições de Ensino Superior. Sendo assim, destacamos como o Programa Residência Pedagógica tem induzido a reformulação dos cursos de licenciatura em Química em algumas universidades do país.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).