Diálogos entre a Interdisciplinaridade e o Episódio Histórico da Fabricação de Soda na Europa dos Séculos XVIII e XIX
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022107Palabras clave:
História da Ciência. Interdisciplinaridade. Fabricação de Soda.Resumen
Abordagens contemporâneas da interface entre História da Ciência (HC) e Ensino de Ciências pretendem mostrar a ciência como uma atividade humana e socialmente construída. Além desses potenciais, nosso trabalho propõe problematizar a HC como reveladora dos diversos diálogos e da ampla rede de conhecimentos científicos em que um dado episódio histórico da ciência se insere, buscando contribuir para desfragmentar o ensino escolar, principal crítica dos teóricos que advogam pela interdisciplinaridade no ensino. Além dos diálogos entre a HC e a interdisciplinaridade, buscamos também diálogos entre a HC, a contextualização e as abordagens pedagógicas que buscam relacionar ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Para isso, realizamos uma Pesquisa Histórica em fontes secundárias sobre o episódio da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIX, um caso importante que ajuda a entender a ascensão da indústria química no mundo contemporâneo e suas conjunturas sociais e ambientais. A partir do material dessas fontes, construímos uma narrativa e através de critérios extraídos de nossos referenciais teóricos, procuramos evidenciar os diálogos existentes entre os conhecimentos científicos, seus diversos contextos, o papel coletivo da atividade científica e tecnológica e seu caráter mutável, contribuindo para pensar a interdisciplinaridade, a contextualização e as abordagens CTSA. Nossos resultados reforçam que o episódio histórico não pode ser compreendido em sua totalidade apenas a partir da disciplina escolar Química, pois conceitos de outras disciplinas são necessários para a compreensão dos seus diversos contextos, como a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a extração da soda a partir de fontes naturais, os processos físicos nas fábricas e os diversos contextos em que a ascensão das indústrias de soda se inseriu. Dessa forma, destacamos o potencial de se promover práticas interdisciplinares e contextualizadas no ensino a partir da HC.
Publicado
Número
Sección
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).