Diálogos entre a Interdisciplinaridade e o Episódio Histórico da Fabricação de Soda na Europa dos Séculos XVIII e XIX

Authors

  • Ivo Bernardi de Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Vitorino Rossi Universidade Estadual de Campinas
  • Gildo Girotto Júnior Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022107

Keywords:

História da Ciência. Interdisciplinaridade. Fabricação de Soda.

Abstract

Abordagens contemporâneas da interface entre História da Ciência (HC) e Ensino de Ciências pretendem mostrar a ciência como uma atividade humana e socialmente construída. Além desses potenciais, nosso trabalho propõe problematizar a HC como reveladora dos diversos diálogos e da ampla rede de conhecimentos científicos em que um dado episódio histórico da ciência se insere, buscando contribuir para desfragmentar o ensino escolar, principal crítica dos teóricos que advogam pela interdisciplinaridade no ensino. Além dos diálogos entre a HC e a interdisciplinaridade, buscamos também diálogos entre a HC, a contextualização e as abordagens pedagógicas que buscam relacionar ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Para isso, realizamos uma Pesquisa Histórica em fontes secundárias sobre o episódio da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIX, um caso importante que ajuda a entender a ascensão da indústria química no mundo contemporâneo e suas conjunturas sociais e ambientais. A partir do material dessas fontes, construímos uma narrativa e através de critérios extraídos de nossos referenciais teóricos, procuramos evidenciar os diálogos existentes entre os conhecimentos científicos, seus diversos contextos, o papel coletivo da atividade científica e tecnológica e seu caráter mutável, contribuindo para pensar a interdisciplinaridade, a contextualização e as abordagens CTSA. Nossos resultados reforçam que o episódio histórico não pode ser compreendido em sua totalidade apenas a partir da disciplina escolar Química, pois conceitos de outras disciplinas são necessários para a compreensão dos seus diversos contextos, como a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a extração da soda a partir de fontes naturais, os processos físicos nas fábricas e os diversos contextos em que a ascensão das indústrias de soda se inseriu. Dessa forma, destacamos o potencial de se promover práticas interdisciplinares e contextualizadas no ensino a partir da HC.

Published

2021-11-17

Issue

Section

Artigos Científicos