The perception of Scientific Disseminartion in Chemistry Teaching: A Case Study
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042302Keywords:
percepção, divulgação científica, materiais didáticosAbstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão voltada ao papel da Divulgação Científica (DC) e seu desenvolvimento em sala de aula a partir das ações de uma docente de Química, atuante em escolas básicas da cidade de Pelotas-RS Como questão de pesquisa, buscou-se investigar como a docente compreende a DC, sendo utilizada uma perspectiva baseada nas relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Ensino Baseado na Investigação (EBI) e História e Filosofia da Ciência (HFC) desenvolvidas por Aragão et al. (2018) como referencial de análise. Para o desenvolvimento do estudo foi empregada a metodologia de Estudo de Caso junto a uma professora. Na execução do estudo foram utilizados dois materiais na produção dos dados (materiais digitais utilizados nas aulas pela professora e uma entrevista). A análise dos materiais se baseou na Análise Conteúdo, seguindo a perspectiva de categorias a priori do referencial teórico empregado. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, observamos uma inquietação nas análises dos dois materiais, uma vez que os materiais digitais se distanciaram das propostas da DC, abrangendo uma visão simplista e pouco exploratória do conteúdo, embora as ações da docente aproximassem suas ideias de uma DC mais complexa.
Published
Issue
Section
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).