The Pesticides environmental theme in Science Teaching of Basic Education: a bibliographic review

Authors

  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022102

Keywords:

Revisão Bibliográfica. Agrotóxicos. Ensino de Ciências.

Abstract

The present investigation aim is to carry out a mapping of the studies that address the pesticide theme in the Science Teaching of Basic Education (BE). For this purpose, a bibliographic survey was carried out in national and international journals classified in strata A1, A2 and B1 of Qualis/CAPES 2016, in Science Teaching area between the years 2010 to 2020. With this intention, Content Analysis principles were used to describe and interpret scientific articles. The analysis revealed that 17 scientific papers addressed pesticides topic in BE Science classes context. Virtually all research was carried out by investigators from public institutions of federal or state education. The vast majority of the subjects of the investigation are high school students and the majority discipline was Chemistry. In addition, we verified a wide variety of contents which are capable to enable the environmental theme of pesticides to be studied by BE students. The didactic activities based on the Problem Solving or Case Studies, the Science, Technology and Society (STS) relations and the three pedagogical moments were the methodological perspectives that stood out in our bibliographic review. Thus, this article presents an analysis of the main pedagogical possibilities that can be used in the context of BE Science classes to address the pesticide environmental theme. The considered articles showed that investigative methodologies are able to develop students’ knowledge about pesticides and lead them to an awareness of the environmental problems that these chemical substances can cause to the environment and, consequently, to human health.

Author Biographies

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG da Química da vida e saúde da UFRGS. Mestre em Química pelo PPG em Química da UFRGS. Especialista em Educação Ambiental. Foi bolsista de iniciação científica na área de educação química da Universidade federal do Rio Grande do sul, com pesquisa na área de informática educativa e Ensino de Química. Tem experiência em Química experimental com ênfase em eletroquímica.

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

Published

2021-08-19

Issue

Section

Artigos Científicos