Inserção da Química Verde no Ensino Visando uma Sociedade mais Sustentável

Autores

  • Geovani Aristeu Lima Silva Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Queli Aparecida Rodrigues de Almeida Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Suelen Stutuz Gomes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Thainá Nascimento da Conceição Gomes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Thiago Muza Aversa Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042301

Palavras-chave:

Ensino de Química, Desenvolvimento Sustentável, Química Verde.

Resumo

O papel da química no desenvolvimento sustentável é contribuir um planejamento ambientalmente amigável de seus produtos e processos, levando em conta aspectos ambientais e de saúde humana, através dos princípios da Química Verde. Embora a contribuição dessa filosofia verde ao futuro seja bem estabelecida na literatura, trabalhar ideais verdes para a sustentabilidade é um desafio, seja pela complexidade em formar profissionais capacitados ou pela total ausência desses ideais em espaços de educação em química. Portanto, nosso objetivo foi contribuir com a inserção da Química Verde em uma instituição de ensino e avaliar seu impacto na formação de técnicos e professores de Química. Aqui, duas inciativas foram propostas para aplicação de ideais verdes ao cotidiano químico, na educação básica e superior: (i) o “Dia Verde: Repensando práticas do laboratório no Ensino de Química de forma sustentável” e (ii) propostas de aula para ensino de conceitos químicos, sob a ótica da Química Verde. Resultados indicam que essas abordagens são uma contribuição promissora para a formação de cidadãos atuantes na resolução de problemas. Considerando o potencial multiplicador de ideias, a inserção da Química Verde nos ensinos básico e superior contribua com a formação de profissionais capacitados para disseminação de uma química mais sustentável.

Publicado

2023-11-11

Edição

Seção

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