Inserção da Química Verde no Ensino Visando uma Sociedade mais Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042301Palavras-chave:
Ensino de Química, Desenvolvimento Sustentável, Química Verde.Resumo
O papel da química no desenvolvimento sustentável é contribuir um planejamento ambientalmente amigável de seus produtos e processos, levando em conta aspectos ambientais e de saúde humana, através dos princípios da Química Verde. Embora a contribuição dessa filosofia verde ao futuro seja bem estabelecida na literatura, trabalhar ideais verdes para a sustentabilidade é um desafio, seja pela complexidade em formar profissionais capacitados ou pela total ausência desses ideais em espaços de educação em química. Portanto, nosso objetivo foi contribuir com a inserção da Química Verde em uma instituição de ensino e avaliar seu impacto na formação de técnicos e professores de Química. Aqui, duas inciativas foram propostas para aplicação de ideais verdes ao cotidiano químico, na educação básica e superior: (i) o “Dia Verde: Repensando práticas do laboratório no Ensino de Química de forma sustentável” e (ii) propostas de aula para ensino de conceitos químicos, sob a ótica da Química Verde. Resultados indicam que essas abordagens são uma contribuição promissora para a formação de cidadãos atuantes na resolução de problemas. Considerando o potencial multiplicador de ideias, a inserção da Química Verde nos ensinos básico e superior contribua com a formação de profissionais capacitados para disseminação de uma química mais sustentável.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).