Impactos do Pibid no Desenvolvimento Profissional Docente de uma Coordenadora e uma Supervisora

Autores

  • Carmen Fernandez Universidade de São Paolo
  • Keysy Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032208

Palavras-chave:

Pibid. Coordenador. Supervisor

Resumo

Nesta investigação analisou-se os reflexos do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no processo de desenvolvimento profissional docente de duas professoras de química participantes do programa de iniciação à docência. As participantes desta investigação foram a coordenadora Maria e a supervisora Luiza (nomes fictícios). Para a coleta de dados realizou-se o registro audiovisual das reuniões que aconteciam no subprojeto Pibid-Química, nas quais a coordenadora e a supervisora orientavam os pibidianos e das entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo foi adotada para apreciação dos dados por meio de categorias emergentes e o programa Atlas.ti foi usado para facilitar o processo de análise. Os resultados revelam que a principal marca deixada pelo Pibid na formação de Maria foi a possibilidade de mediar as relações entre os participantes do subprojeto e conhecer a realidade da escola da educação pública. Com relação à supervisora, Luiza teve forte identificação como co-formadora dos pibidianos.

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos