O Aspecto Tecnocientífico do Conhecimento Químico Contemporâneo

Autores

  • Flavio Tajima Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032201

Palavras-chave:

Tecnociência. Filosofia da Química. Educação em Química

Resumo

Se levarmos em conta a maneira pela qual o químico opera, veremos que ele não considera a natureza do mesmo ponto de vista do físico, ou seja, exterior ao mundo. Pelo contrário: o químico opera sob a perspectiva de saber fazer, criando seus próprios objetos científicos e controlando seus processos, convertendo-os, ao final, em dispositivos. Desse modo, um aspecto do empreendimento químico que merece a atenção dos pesquisadores, especialmente daqueles dedicados à educação científica, diz respeito à produção de artefatos, tanto materiais quanto conceituais. Assim, levando em consideração as diferentes faces da filosofia da química, procuraremos neste trabalho caracterizar o aspecto tecnocientífico do conhecimento químico contemporâneo, buscando desconstruir uma imagem veiculada à esta ciência, como uma empresa puramente cognitiva, autônoma e desinteressada. Desse modo, este trabalho tem como objetivo caracterizar o aspecto tecnocientífico do conhecimento químico contemporâneo, buscando apresentar essa ciência como forma específica de produção de conhecimento, delegando a ela um território específico, com problemas, métodos e ontologias que lhe são próprias. Visamos realizar essa reflexão por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Ao final, apontamos algumas implicações de uma tal caracterização para a Educação em Química, indicando possíveis caminhos para um ensino que leve em conta tais aspectos.

Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

Ensaio