A Produção de Jornais no Âmbito do Estágio Supervisionado em Química

Autores

  • Wallace Alves Cabral Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022106

Palavras-chave:

Escrita. Análise de Discurso. Estágio Supervisionado.

Resumo

O Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores de Química, em geral, enfatiza a produção de relatórios como forma de registro das atividades de observação e regência nas escolas. Em contrapartida, essa pesquisa valoriza produções mais livres e criativas, favorecendo a expressão do pensamento, aprofundamento de ideias e a construção de novos olhares para o fazer Educação. Assim, visando fomentar outras formas de registro, esse trabalho, inserido em um planejamento maior, objetiva investigar os jornais produzidos por licenciandos em Química na disciplina Socialização de Estágio B no segundo semestre letivo de 2019 da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ao longo dos treze encontros presenciais nas dependências da UFSJ, diferentes leituras e produções textuais foram feitas, visando o diálogo teórico e prático que acontece no âmbito do Estágio Supervisionado. A atividade objeto de análise dessa pesquisa envolveu a construção e apresentação de jornais por cada estagiário. O referencial teórico e metodológico utilizado é a Análise de Discurso de Linha Francesa (AD), sendo mobilizado, principalmente, o conceito de intertextualidade. As análises mostraram que o trabalho com esse gênero textual fomentou diferentes relações textuais, em específico, elementos (intra, inter e extra)textuais. Esse movimento de construção a partir da leitura do ambiente escolar aproximou da escrita-produção, colocando o estudante em posição de escrita por meio da leitura do ambiente escolar. Por fim, mesmo não sendo objeto de investigação desse trabalho, ao inserir esses textos para discussão no âmbito da disciplina, algumas articulações teórico-prática foram promovidas a partir da mediação do professor orientador.

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos