A Produção de Jornais no Âmbito do Estágio Supervisionado em Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022106Palavras-chave:
Escrita. Análise de Discurso. Estágio Supervisionado.Resumo
O Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores de Química, em geral, enfatiza a produção de relatórios como forma de registro das atividades de observação e regência nas escolas. Em contrapartida, essa pesquisa valoriza produções mais livres e criativas, favorecendo a expressão do pensamento, aprofundamento de ideias e a construção de novos olhares para o fazer Educação. Assim, visando fomentar outras formas de registro, esse trabalho, inserido em um planejamento maior, objetiva investigar os jornais produzidos por licenciandos em Química na disciplina Socialização de Estágio B no segundo semestre letivo de 2019 da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ao longo dos treze encontros presenciais nas dependências da UFSJ, diferentes leituras e produções textuais foram feitas, visando o diálogo teórico e prático que acontece no âmbito do Estágio Supervisionado. A atividade objeto de análise dessa pesquisa envolveu a construção e apresentação de jornais por cada estagiário. O referencial teórico e metodológico utilizado é a Análise de Discurso de Linha Francesa (AD), sendo mobilizado, principalmente, o conceito de intertextualidade. As análises mostraram que o trabalho com esse gênero textual fomentou diferentes relações textuais, em específico, elementos (intra, inter e extra)textuais. Esse movimento de construção a partir da leitura do ambiente escolar aproximou da escrita-produção, colocando o estudante em posição de escrita por meio da leitura do ambiente escolar. Por fim, mesmo não sendo objeto de investigação desse trabalho, ao inserir esses textos para discussão no âmbito da disciplina, algumas articulações teórico-prática foram promovidas a partir da mediação do professor orientador.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).