A temática ambiental Agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022102Palavras-chave:
Revisão Bibliográfica. Agrotóxicos. Ensino de Ciências.Resumo
O objetivo da presente investigação é realizar um mapeamento dos estudos que abordam a temática agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica (EB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016, na área de Ensino de Ciências nos anos de 2010 a 2020. Com essa intenção, foram utilizados os princípios da Análise de Conteúdo para descrever e interpretar os artigos científicos. A análise revelou que 17 trabalhos científicos abordaram a temática agrotóxicos no contexto das aulas de Ciências da EB. Praticamente todas as pesquisas foram realizadas por pesquisadores de instituições públicas de ensino federal ou estadual. A grande maioria dos sujeitos das pesquisas são alunos do Ensino Médio e a disciplina majoritária foi a de Química. Além disso, verificamos uma grande variedade de conteúdos e contextos capazes de possibilitar que a temática ambiental agrotóxicos fosse estudada pelos alunos da EB. As atividades didáticas baseadas na Resolução de Problemas ou Estudos de Caso, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e os três momentos pedagógicos foram as perspectivas metodológicas que se destacaram em nossa revisão bibliográfica. Dessa maneira, este artigo apresenta uma análise sobre as principais possibilidades pedagógicas que podem ser usadas no contexto das aulas de Ciências da EB para abordar a temática ambiental agrotóxicos. Os artigos considerados mostraram que metodologias investigativas são capazes de desenvolver os conhecimentos dos estudantes sobre agrotóxicos e levarem os mesmos a uma tomada de consciência sobre os problemas ambientais que essas substâncias químicas podem causar no ambiente e, consequentemente, na saúde humana.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).