A temática ambiental Agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022102

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica. Agrotóxicos. Ensino de Ciências.

Resumo

O objetivo da presente investigação é realizar um mapeamento dos estudos que abordam a temática agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica (EB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016, na área de Ensino de Ciências nos anos de 2010 a 2020. Com essa intenção, foram utilizados os princípios da Análise de Conteúdo para descrever e interpretar os artigos científicos. A análise revelou que 17 trabalhos científicos abordaram a temática agrotóxicos no contexto das aulas de Ciências da EB. Praticamente todas as pesquisas foram realizadas por pesquisadores de instituições públicas de ensino federal ou estadual. A grande maioria dos sujeitos das pesquisas são alunos do Ensino Médio e a disciplina majoritária foi a de Química. Além disso, verificamos uma grande variedade de conteúdos e contextos capazes de possibilitar que a temática ambiental agrotóxicos fosse estudada pelos alunos da EB. As atividades didáticas baseadas na Resolução de Problemas ou Estudos de Caso, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e os três momentos pedagógicos foram as perspectivas metodológicas que se destacaram em nossa revisão bibliográfica. Dessa maneira, este artigo apresenta uma análise sobre as principais possibilidades pedagógicas que podem ser usadas no contexto das aulas de Ciências da EB para abordar a temática ambiental agrotóxicos. Os artigos considerados mostraram que metodologias investigativas são capazes de desenvolver os conhecimentos dos estudantes sobre agrotóxicos e levarem os mesmos a uma tomada de consciência sobre os problemas ambientais que essas substâncias químicas podem causar no ambiente e, consequentemente, na saúde humana.

Biografia do Autor

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG da Química da vida e saúde da UFRGS. Mestre em Química pelo PPG em Química da UFRGS. Especialista em Educação Ambiental. Foi bolsista de iniciação científica na área de educação química da Universidade federal do Rio Grande do sul, com pesquisa na área de informática educativa e Ensino de Química. Tem experiência em Química experimental com ênfase em eletroquímica.

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos Científicos