Recados da Escola - narrativas docentes e políticas públicas. O que a escola tem a dizer sobre si?

Autores

  • Carolina Luiza de Castro da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Selles Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042307

Palavras-chave:

BNCC. Escola. Formação docente.

Resumo

A escola é um espaço privilegiado de socialização infantil. É nesse espaço que a profissão docente se desenvolve e os/as professores/as continuam a construir seus processos formativos, como profissionais de educação e atores sociais, ressignificando suas práticas cotidianas e o próprio ambiente escolar. O trabalho desenvolvido, silenciosa e cotidianamente, nas escolas, desafia o sentimento de crise, gerado pela modernidade líquida, e convida a questionar os sentidos dos conhecimentos ali produzidos. Isto posto, o presente artigo, propõe-se a refletir sobre a formação de docente em Química, tendo a escola como um dos locus de formação desses sujeitos. Enfatiza-se a maneira como os docentes significam e ressignificam as políticas educacionais, em especial a BNCC, pois esta modifica, consideravelmente o fazer docente e o ambiente escolar. Para isso, colocamos em diálogo narrativas de três docentes de Química que atuam em escolas públicas, buscando indagar sobre os atravessamentos de sua formação inicial em suas práticas profissionais cotidianas. Suas narrativas testemunham que no ambiente escolar se encontram inúmeros desafios que tolhem a participação dos/as professores/as nos processos de formação de políticas. Essa pouca participação se reverte em um silenciamento que favorece que os/as professores/as também se ausentem do processo de implementação dessas políticas. Tal ausência enfraquece o caráter coletivo da docência e deixa uma lacuna para o avanço de política educacionais que, ao invés de aprimorar a Educação Básica, acentua as históricas desigualdades sociais em países como o nosso. Os participantes da pesquisa reconhecem a importância do envolvimento na produção de políticas voltadas a escolas e advogam espaço institucional para refletir sobre os aspectos que perpassam suas atividades profissionais e suas formações.

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Dossiê