Recados da Escola - narrativas docentes e políticas públicas. O que a escola tem a dizer sobre si?
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042307Palavras-chave:
BNCC. Escola. Formação docente.Resumo
A escola é um espaço privilegiado de socialização infantil. É nesse espaço que a profissão docente se desenvolve e os/as professores/as continuam a construir seus processos formativos, como profissionais de educação e atores sociais, ressignificando suas práticas cotidianas e o próprio ambiente escolar. O trabalho desenvolvido, silenciosa e cotidianamente, nas escolas, desafia o sentimento de crise, gerado pela modernidade líquida, e convida a questionar os sentidos dos conhecimentos ali produzidos. Isto posto, o presente artigo, propõe-se a refletir sobre a formação de docente em Química, tendo a escola como um dos locus de formação desses sujeitos. Enfatiza-se a maneira como os docentes significam e ressignificam as políticas educacionais, em especial a BNCC, pois esta modifica, consideravelmente o fazer docente e o ambiente escolar. Para isso, colocamos em diálogo narrativas de três docentes de Química que atuam em escolas públicas, buscando indagar sobre os atravessamentos de sua formação inicial em suas práticas profissionais cotidianas. Suas narrativas testemunham que no ambiente escolar se encontram inúmeros desafios que tolhem a participação dos/as professores/as nos processos de formação de políticas. Essa pouca participação se reverte em um silenciamento que favorece que os/as professores/as também se ausentem do processo de implementação dessas políticas. Tal ausência enfraquece o caráter coletivo da docência e deixa uma lacuna para o avanço de política educacionais que, ao invés de aprimorar a Educação Básica, acentua as históricas desigualdades sociais em países como o nosso. Os participantes da pesquisa reconhecem a importância do envolvimento na produção de políticas voltadas a escolas e advogam espaço institucional para refletir sobre os aspectos que perpassam suas atividades profissionais e suas formações.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).