Uma Proposta de Mapa Conceitual Digital para Compreensão dos Conceitos de Multiletramentos e Multimodalidade

Autores

  • José Odair da Trindade Unesp/Bauru - Faculdade de Ciências
  • Isabela Pereira Ferraz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052401

Resumo

Este estudo propõe dois mapas conceituais digitais para facilitar a compreensão dos conceitos de multiletramentos e multimodalidade, importantes para a análise de imagens em livros didáticos de Ciências. Por meio da integração desses conceitos, realizou-se uma análise mais detalhada de imagens presentes em um livro didático de Ciências, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental. A compreensão dos conceitos de multiletramentos e multimodalidade torna-se cada vez mais relevante, tendo em vista que o acesso à informação e à comunicação ocorrem de forma intensa e em diversos formatos. O mapa conceitual digital é uma ferramenta que pode auxiliar na organização desses conceitos e na sua compreensão de forma mais clara e objetiva. A utilização destes como ferramenta de análise, por sua vez, permite uma investigação mais profunda das imagens presentes nos livros didáticos de Ciências, que muitas vezes são utilizadas para o ensino de conceitos científicos. A partir dessa análise, é possível identificar como os modos semióticos visuais são utilizados na construção do conhecimento científico, bem como avaliar a eficácia dessas imagens como ferramenta pedagógica. Dessa forma, a proposta de mapa conceitual digital apresentada neste trabalho tem um caráter inovador para a leitura e compreensão de conceitos sobre multiletramentos e multimodalidade, materializados, por exemplo, nos recursos digitais que permitem combinar diferentes modos semióticos, como palavras, gestos, sons e imagens. O crescente uso de recursos multimodais destaca cada vez mais a imagem na sociedade, tornando-a um elemento chave na comunicação contemporânea. Posteriormente, os conceitos de multiletramentos e multimodalidade serão integrados às categorias de análise da Gramática do Design Visual, desenvolvida por Kress e van Leeuwen, o que permitirá a realização de um estudo mais detalhado das imagens presentes em livros didáticos de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de forma a avançar a análise para temas como, por exemplo, o conceito de átomo.

Biografia do Autor

José Odair da Trindade, Unesp/Bauru - Faculdade de Ciências

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru), Brasil. Mestre Profissional em Química, área de concentração: Ensino de Química (UFSCar, 2011). Licenciatura Plena em Ciências/Química (FUNDEG, 2001). Professor de Educação Básica – Química (EEPSAMuz/SRE-PC/SEE-MG). Assistente em Administração (IFSULDEMINAS-Muz-Bib).

Isabela Pereira Ferraz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru), Brasil. Mestra em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru). Licenciada em Química e Bacharela em Química Ambiental Tecnológica (UNESP/Bauru).

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente do Departamento de Química (UNESP/Bauru), Brasil. Mestra e Doutora em Ensino de Química (USP, 2015, 2019).

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Adjunto do Departamento de Química (UNESP/Bauru), Brasil. Mestre e Doutor em Química (USP, 1987, 1993).

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Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

Artigos Científicos