Concepções de Docência em 50 anos de Educação Química Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052408Palavras-chave:
Docência Química, Educação Química, Contextualização, Linguagem e Interações DiscursivasResumo
Neste artigo são identificadas e fundamentadas quatro concepções de docência Química - simplista, dialógica, diálogo-contextualizada, programática-rígida - em 50 anos de Educação Química brasileira, segundo os períodos de 1960-1989, 1990-2015 e 2016 a 2023. Seu principal objetivo é o de renovar e incentivar conquistas obtidas no segundo período onde a docência em Química mostrou-se ser mais produtiva e significativa para a melhoria do Ensino Médio e da Formação Docente naquela área. Por meio de revisão bibliográfica, análise de conteúdo e história de vida, a autora discute as principais características daquelas docências materializando-as em seus depoimentos como professora e formadora de professores de Química.
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