Concepções de Docência em 50 anos de Educação Química Brasileira

Autores

  • Roseli Pacheco Schnetzler Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052408

Palavras-chave:

Docência Química, Educação Química, Contextualização, Linguagem e Interações Discursivas

Resumo

Neste artigo são identificadas e fundamentadas quatro concepções de docência Química - simplista, dialógica, diálogo-contextualizada, programática-rígida - em 50 anos de Educação Química brasileira, segundo os períodos de 1960-1989, 1990-2015 e 2016 a 2023. Seu principal objetivo é o de renovar e incentivar conquistas obtidas no segundo período onde a docência em Química mostrou-se ser mais produtiva e significativa para a melhoria do Ensino Médio e da Formação Docente naquela área. Por meio de revisão bibliográfica, análise de conteúdo e história de vida, a autora discute as principais características daquelas docências materializando-as em seus depoimentos como professora e formadora de professores de Química.

Biografia do Autor

Roseli Pacheco Schnetzler, Unicamp

A professora doutora Roseli Pacheco Schnetzler é bacharel e licenciada em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, mestre em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e PhD em Educação Química pela School of Chemical Sciences da Universidade de East Anglia, Inglaterra. Foi professora de Didática e Prática de Ensino de Química na Licenciatura em Química e dos cursos de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da Unicamp por 20 anos e, por mais 20 anos, foi professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Orientou 32 mestres e 23 doutores, publicou inúmeros artigos, trabalhos em congressos, livros e capítulos de livros, tendo proposto e organizado quatro ENEQs (Encontro Nacional de Ensino de Química). Em 2000, recebeu a medalha Simão Mathias ofertada pela Sociedade Brasileira de Química pelos seus trabalhos realizados na área de Educação Química, cuja sociedade instituiu o prêmio Roseli Schnetzler-Maria Eunice Marcondes em 2023 após a premiação, no XXI ENEQ, na Universidade Federal de Uberlãndia, em março/2023, pela SBEnQ (Sociedade Brasileira de Ensino de Química) ao propor um prêmio com o seu nome para ser outorgado a pesquisadores destacados na área.

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Publicado

2024-12-13

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