Para Além do Lúdico: formação de professores de química para aplicação de jogos educativos no contexto escolar

Authors

  • Fabio Daniel Tavares Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052410

Keywords:

Lúdico. Jogo educativo. Formação de professores.

Abstract

O jogo educativo (JE) é um recurso capaz de promover o desenvolvimento de habilidades e competências e atingir a desejada aprendizagem significativa, mas isto não significa que sua implementação seja suficiente para alcançar os objetivos educacionais atuais estipulados para o ensino de química. Neste cenário, torna-se essencial integrar ao jogo outros conhecimentos, circunstância a qual exige uma formação docente, ao mesmo tempo, centrada no e dispersa do lúdico, necessária para se pensar além da concepção do JE. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se uma revisão de literatura com foco no IV Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), com o objetivo de obter indícios a respeito do estado atual da formação de licenciados em química. Através da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2016), foram selecionadas 50 produções entre resumos e trabalhos completos, as quais versam sobre jogos no ensino de química. Após análise dos trabalhos selecionados, constatou-se que apenas 12 JE’s foram construídos incorporando a sua proposta outros conhecimentos pedagógicos além do lúdico e ainda observa-se uma tendência de repetição de propostas baseadas em perguntas e respostas. Atribui-se a este cenário a tendência de os docentes elaborarem jogos que desenvolvem os conceitos por meio de uma dinâmica de respostas a perguntas, estratégia pouco cognitiva. Este fato é um forte indício da necessidade de ampliação das discussões sobre a elaboração e aplicação de jogos no ensino nos centros de formação, reforçando as evidências apontadas na literatura e comprovando que ainda há um longo caminho a ser superado para a resolução dos problemas existentes na área.

Author Biographies

Fabio Daniel Tavares, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), ingressante em 2023, com foco no estudo do planejamento de Jogos Educativos (JEs) para o Ensino de Química sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, membro do grupo de Ensino de Ciências e Tecnologia Educacional (ENCITED) vinculado a Unesp, com graduação em Licenciatura em Química pela Unesp (2020), e em Bacharelado em Química Tecnológica pela Unesp (2022). Minha área principal de pesquisa é a de Jogos e Atividades Lúdicas, principalmente com temas relacionados ao planejamento de jogos educativos.

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1993) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego, UCSD (1995). Atualmente é Professor Adjunto aposentado da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de Química, em ênfase em Química Teórica e Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.

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Published

2024-12-13

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