Se Constituindo Professor: representações discursivas de egressos da Licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032203Palavras-chave:
Licenciado em Química. Trajetória profissional. Ser professor.Resumo
Este artigo objetiva interpretar e descrever representações discursivas de dez professores de Ciências/Química, egressos da Licenciatura em Química da FAFIDAM/UECE, sobre suas constituições profissionais, abordando diferentes aprendizados, oriundos de experiências na docência. As representações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos e, em sequência, tratadas por análise textual discursiva. Do tratamento analítico, resultaram categorias que expõem aprendizados da docência em dois períodos: 1) Pré-profissional: época anterior ao ingresso no curso de graduação, nos seios familiar e estudantil; 2) Profissional: do ingresso na formação universitária, envolvimento com formação continuada e, finalizando, no exercício docente. No primeiro período, constatou-se que a escolha e ingresso no curso analisado não foi algo planejado, mas realizado conforme a conveniência dos sujeitos, como o fato de ser um curso oferecido por instituição pública e próxima de suas respectivas residências. A análise do segundo período serviu para comprovar que os docentes que compõem a amostra foram se identificando com a docência ao longo da graduação, sobretudo, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado e em outros componentes curriculares ligados ao ensino de Química. Deste modo, eles sentiram a necessidade de se engajar em formação continuada para aperfeiçoamento de suas práticas docentes, influenciadas, até o momento das entrevistas, por diversos saberes docentes, mobilizados em suas ações pedagógicas. Considera-se que compreender o fenômeno “constituindo-se professor” é uma tarefa complexa, ainda mais quando se refere ao professor de Ciências/Química, que atua no Ensino Fundamental e Médio, e cuja quantidade de formados não consegue responder à demanda dos sistemas de educação básica.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).