Diálogos e Problematizações com Alunos do Campo: experimentação em Química sobre a temática leite
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2022.v3.e032202Palavras-chave:
Paulo Freire, Investigação Temática, LeiteResumo
Apresenta-se, neste texto, o primeiro de três encontros que compõem uma intervenção de ensino aplicada no terceiro ano do ensino médio, no componente curricular de Química de uma escola localizada no município de Aceguá, RS, integrante do Programa de Residência Pedagógica. A turma na qual a intervenção aconteceu era composta por estudantes que residiam na zona rural. O objetivo do artigo foi apresentar como se deu a busca com esses estudantes por uma temática significativa, a identificação dos conhecimentos sobre ela e a problematização desses conhecimentos com os conceitos químicos envolvidos nas discussões. A obtenção da temática foi realizada através de uma aproximação com as três primeiras etapas da Investigação Temática (Freire, 2019; Delizoicov, 1991). O primeiro encontro foi dividido em dois momentos e pautou-se por uma abordagem construtivista, tendo a experimentação como estratégia didático-pedagógica, balizada pelas categorias de diálogo e problematização de Paulo Freire. O primeiro momento dedicou-se ao diagnóstico da temática, levantamento e problematização dos conhecimentos, enquanto o segundo destinou-se à realização de duas práticas experimentais envolvendo a composição do leite. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, com o intuito de interpretar as experiências dos sujeitos e seus significados. Foi possível perceber que os saberes e costumes locais evidenciados pela Investigação Temática, articulados à abordagem experimental, demonstraram potencialidades na construção de um ensino de Química participativo e voltado à formação integral dos sujeitos. A atividade também permitiu ao docente conhecer mais profundamente o contexto da escola, que recebe estudantes da região rural, além de refletir sobre a própria prática, no sentido do desafio encontrado ao planejar atividades que são orientadas por temas e não por conteúdos conceituais específicos.
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