Interações Intermoleculares: conteúdos conceituais sobre o tema na graduação em química nas opiniões de pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022108Palavras-chave:
Ensino de Química, Graduação, Conteúdos Conceituais.Resumo
As interações intermoleculares são fundamentais no contexto do conhecimento químico, uma vez que a natureza e a magnitude de tais interações definem as propriedades físico-químicas das substâncias. O presente trabalho[1] teve como objetivo investigar com base nas concepções de pesquisadores, o que um químico deve saber sobre as interações intermoleculares, quais os conceitos fundamentais e principais ideias sobre o tema. Foi aplicada uma metodologia de caráter qualitativo, contando como ferramenta de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas a partir de um referencial teórico com foco nos conteúdos conceituais (dados/fatos, conceitos e princípios). Os resultados evidenciaram que o tema deve ser visto com maior centralidade durante a graduação em química, os entrevistados apontaram a necessidade de aprimorar a abordagem do tema com ênfase no conhecimento mais profundo das estruturas moleculares, o que implica na compreensão dos conceitos polaridade e polarizabilidade, na percepção de que vários tipos de interações podem atuar num mesmo sistema e relacionar as energias de interações, suas magnitudes em função das separações intermoleculares. É fundamental que o caráter aditivo e universal das forças dispersivas seja evidenciado na abordagem do tema, também a noção das distâncias e ângulos típicos das ligações de hidrogênio, além dos modelos que tratam das diferentes contribuições para a energia de interação total. A utilização das equações de energia potencial pode ser um recurso a ser explorado, especialmente por proporcionar uma visão unificada com a contribuição dos diferentes tipos de interação, além de demonstrar a importância dos parâmetros moleculares e das distâncias intermoleculares correlacionados à energia. Os especialistas também apontaram a necessidade de melhorar a abordagem do tema com ênfase tanto em aspectos da natureza das interações, quanto na interpretação atômico-molecular de fenômenos macroscópicos, fundamentada em aspectos de teoria, experimentação e simulação.
[1] Este artigo é uma versão ampliada e rediscutida do trabalho publicado nos Anais do XX Encontro Nacional de Ensino de Química realizado de forma virtual entre os dias 8 e 11 de março de 2021.
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