Formação Profissional e Experiências dos Professores de Química da UFV na Inclusão Educacional de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022105Palavras-chave:
Formação docente. Inclusão educacional dos surdos. Química.Resumo
As discussões sobre Educação Inclusiva nos últimos 25 anos enfatizam a importância de se ter oportunidades de acesso igualitário ao conhecimento para todos, sem obstáculos ou segregações. Para se efetivar a inclusão educacional é necessário articular um trabalho em conjunto com todos os profissionais envolvidos neste processo, sendo um deles o professor. É importante que este profissional reflita constantemente sobre as diferentes demandas relativas à sua ação formativa, buscando articular estratégias metodológicas que contemplem a diversidade e favoreçam a construção de novos conhecimentos, sem distinção. Considerando tais pressupostos, o presente trabalho discutirá uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória que objetivou investigar a formação profissional e experiências relacionadas a inclusão educacional dos surdos de nove professores do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Viçosa (MG), Campus Viçosa. Nesta investigação, buscou-se conhecer as percepções sobre a Educação Inclusiva desses professores, as possíveis formas de mediar o conhecimento científico em espaços inclusivos e as abordagens metodológicas que eles utilizariam para favorecer o ensino e a aprendizagem da Química em salas de aula com surdos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos a análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificou-se que a capacitação dos professores para atuarem com a inclusão em geral e dos surdos estava aquém do desejável para as demandas trazidas pelo momento atual nas universidades brasileiras, sendo que eles demonstraram concepções muito gerais e que se alicerçavam apenas em reflexões superficiais e em trocas informais de experiências com alguns colegas. Isso demonstra o grande desafio que ainda se mostra frente o processo de inclusão dos surdos e demais estudantes, sobretudo no contexto atual, em que as políticas inclusivas favorecem a inserção desses sujeitos nos diferentes espaços educativos. Como a Universidade é um espaço de formação profissional, se mostra urgente expandir esta discussão para a formação dos professores em serviço, por meio de capacitações fomentadas pela própria instituição, considerando que tal temática não fez parte da trajetória da maioria deles. Além disso, urge a necessidade de uma discussão sistematizada sobre as questões inclusivas na formação inicial dos professores de Química, não se restringindo apenas à disciplina de Libras que é obrigatória nos cursos de Licenciaturas. Com isso, verifica-se na prática a necessidade de se ter uma adequada capacitação que contemple o trabalho integrado com outros profissionais especialistas. Assim, os professores poderão estar mais aptos para articularem a mediação do conhecimento frente às muitas demandas da inclusão, podendo promover ações formativas em sala de aula de Química que de fato consigam contemplar as diferenças e favoreçam acesso efetivo ao conhecimento científico.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).