A Unidade Dialética Teoria e Prática na Química: filosofias e a formação inicial de licenciados em Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052412Palavras-chave:
Filosofia da Química, Filosofia da Práxis, Currículo de Filosofia da CiênciaResumo
Tendo ciência da escassez de publicações no campo da História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Química, este empreendimento foi efetuado visando discorrer sobre o que se tem conhecimento sobre a relação entre teoria e prática dentro do campo da Filosofia da Ciência e sua relação com a Filosofia da Química, em uma perspectiva marxista. Para embasar esse trabalho, nos debruçamos sobre o entendimento de prática na Filosofia de Vázquez e na Filosofia da Química, em suma: a compreensão desta categoria como concretização da atividade teleológica humana no mundo material enquanto na ciência se manifesta de modo interdependente da teoria, em movimento dialético. Dessa maneira, foi realizada uma discussão a partir da literatura em Filosofia da Ciência que apresente relação com esta unidade dialética, criticando os discursos que põem a teoria em primazia a fim de repensar o Currículo de Filosofia das Ciências para Licenciados em Química e incluir as especificidades filosóficas da Química nestes cursos. Por fim, é notado que as características da Química como uma ciência utilitária, sua pragmaticidade e sua epistemologia relacional a colocam em uma posição de saber tecnocientífico ideal para corporificação desta unidade dialética teoria e prática no fazer científico.
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