Entrevista com Otavio Aloisio Maldaner: um diálogo sobre experiências na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042313Palavras-chave:
Formação de Professores, História de Vida, Otavio MaldanerResumo
Nesta entrevista, o professor Otavio Maldaner compartilha conosco suas experiências de formação e de atuação na formação de professores. Assim, conta sobre seu trabalho como professor em escolas de educação básica e no ensino superior e seu processo de formação na pós-graduação. Ainda sobre as experiências vividas, Otavio detalha como aconteceu a ampliação teórica nos estudos com a abordagem histórico-cultural durante seu doutorado e como essa pesquisa impactou o seu trabalho no ensino superior e no desenvolvimento das situações de estudo. Por fim, o entrevistado nos revela suas compreensões sobre os conhecimentos profissionais do professor e a importância do reconhecimento destes pela academia e nos processos de proposição e implementação de políticas públicas educacionais.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).