Ao mestre Attico Chassot, uma homenagem pelos 60 anos dedicados à Educação no Brasil: travessia, docência e Ciências
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022103Palavras-chave:
Attico Chassot. 60 anos de docência. Educação em Ciências.Resumo
O presente ensaio é uma homenagem aos 60 anos de docência do prof. Attico Chassot, comemorado no dia 13 de março de 2021. Considerando o legado de um professor dedicado à Educação em Ciências no Brasil, é necessário evidenciar junto à comunidade científica a honrosa travessia desse educador químico que ao longo de seis décadas trouxe contribuições relevantes para a área e continua até hoje seguindo a missão de formar professores e divulgar conhecimentos sobre o educar pela Ciência. Essa trajetória é marcada pela entrega genuína aos saberes em suas diversas facetas, reveladas por um ser humano que sempre olhou o mundo com a curiosidade e a intrepidez devida e se reinventou constantemente na busca por fazer da educação algo possível e acessível para todas e todos. Uma educação que respeita e acolhe as diferenças e os diferentes, que se indigna com as injustiças, se inquieta com as mazelas políticas, sociais e ambientais. O prof. Chassot é alguém que acredita na alfabetização científica como forma de compreendermos o mundo a nossa volta e, com isso, uma das possibilidades de conhecer e entender a nós mesmos. O legado construído por ele nos permite compreender que o conhecimento se torna um autoconhecimento, nos fazendo pessoas mais aptas para lidar com os desafios da vida e sua complexidade. Aprendemos a usar uma lente que traz a marca da sensibilidade humana para entender as diferentes formas como os saberes se tecem nas relações sociais e culturais de um país tão diverso como o Brasil.
Publicado
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).