Ao mestre Attico Chassot, uma homenagem pelos 60 anos dedicados à Educação no Brasil: travessia, docência e Ciências

Autores/as

  • Vinícius Catão Universidade Federal de Viçosa
  • Irlane Maia de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022103

Palabras clave:

Attico Chassot. 60 anos de docência. Educação em Ciências.

Resumen

O presente ensaio é uma homenagem aos 60 anos de docência do prof. Attico Chassot, comemorado no dia 13 de março de 2021. Considerando o legado de um professor dedicado à Educação em Ciências no Brasil, é necessário evidenciar junto à comunidade científica a honrosa travessia desse educador químico que ao longo de seis décadas trouxe contribuições relevantes para a área e continua até hoje seguindo a missão de formar professores e divulgar conhecimentos sobre o educar pela Ciência. Essa trajetória é marcada pela entrega genuína aos saberes em suas diversas facetas, reveladas por um ser humano que sempre olhou o mundo com a curiosidade e a intrepidez devida e se reinventou constantemente na busca por fazer da educação algo possível e acessível para todas e todos. Uma educação que respeita e acolhe as diferenças e os diferentes, que se indigna com as injustiças, se inquieta com as mazelas políticas, sociais e ambientais. O prof. Chassot é alguém que acredita na alfabetização científica como forma de compreendermos o mundo a nossa volta e, com isso, uma das possibilidades de conhecer e entender a nós mesmos. O legado construído por ele nos permite compreender que o conhecimento se torna um autoconhecimento, nos fazendo pessoas mais aptas para lidar com os desafios da vida e sua complexidade. Aprendemos a usar uma lente que traz a marca da sensibilidade humana para entender as diferentes formas como os saberes se tecem nas relações sociais e culturais de um país tão diverso como o Brasil.

Biografía del autor/a

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado en Química por la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista en Educación Integrada por la Escuela de Gobierno de la Fundação João Pinheiro (MG), maestría y doctorado en Educación (Enseñanza de las Ciencias) por la Facultad de Educación de la UFMG. Postdoctorado en la Facultad de Educación de la USP y en el Centro de Formación Escolar António Sérgio (Lisboa), durante el período 2020-2021. Profesor Adjunto del Departamento de Química de la Universidad Federal de Viçosa, sector de Educación Química. Tiene experiencias profesionales con materias relacionadas con la docencia Ciencia / Química, espacios de educación no formal, formación docente inicial y continua, inclusión de sordos, educación bilingüe para sordos y diversidad en la Escuela, con trabajos enfocados a la educación socioambiental, educación y ciudadanía, metodologías de enseñanza e investigación, Historia de la ciencia aplicada a la docencia, Alfabetización científica y procesos de enseñanza y aprendizaje en contextos inclusivos.

Irlane Maia de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (2002); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (2004); Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia (2008) pela Universidade do Estado do Amazonas; Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atua como professora Adjunta, Classe A da Universidade Federal do Amazonas no Departamento de Biologia e no Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM/UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Processos de Ensino - Aprendizagem em Ciências e Matemática, Transversalidade e Extensão Universitária. É coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - IB05 (Diurno). Coordenadora do Programa Ciência no Cotidiano (PROCIC) e Coordenadora do Subprojeto de Ciências Naturais do Programa Residência Pedagógico.

Publicado

2021-08-20

Número

Sección

Palavra Aberta