CTSA na História: Discutindo Agrotóxicos à Luz da História da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2020.v1.e012003Palavras-chave:
História da Ciência e Ensino; Agrotóxicos; Primavera Silenciosa.Resumo
O uso de agrotóxicos vem, pelo menos desde os anos 1960, provocando controvérsias, devido a consequências observadas no meio ambiente e, daí, na saúde de animais e humanos. Atualmente, em nosso país, essas discussões se acirraram diante da tramitação do Projeto de Lei 6.299/2002, tornando relevante a discussão desse tema no ensino e na divulgação científica. Este artigo teórico busca contribuir para esse processo, apresentando incialmente um estudo de caso em História da Ciência: o debate sobre o uso do DDT, desencadeado com a publicação, em 1962, do livro Primavera Silenciosa, escrito por Rachel Carson (1907-1964). A partir desse estudo de caso, considerando, em especial, as argumentações levantadas contra e a favor do uso do DDT, apresentamos alguns aspectos das discussões atuais sobre a mudança na legislação referente aos agrotóxicos em nosso país. Na última parte, analisamos dois exemplos de propostas para sala de aula com base no episódio relatado e apresentamos um levantamento inicial de propostas didáticas brasileiras para discussão do tema agrotóxicos. Com isso, pretende-se oferecer aos professores, educadores e pesquisadores alguns elementos que podem servir de base para elaboração de atividades em sala de aula e também em espaços não formais abordando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente a partir de um estudo de caso histórico.
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