Os Problemas Filosóficos do Sistema de Classificação Químico

Autores

  • Thailana Silva Sousa de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052416

Palavras-chave:

Classificações. Filosofia da Química. Ensino.

Resumo

Este artigo aborda a temática das classificações na filosofia da ciência, um aspecto central na Química, mas frequentemente negligenciado na filosofia científica. A discussão se concentra em entender as razões para essa marginalização e como as classificações são tratadas nas áreas da ciência e da filosofia da ciência. A investigação revela que o positivismo lógico, embora não dominante, ainda influencia os currículos e a pedagogia da química, obscurecendo o debate sobre classificações na pesquisa e no ensino. O ensino dos sistemas de classificação é fundamental para a compreensão dos conceitos químicos, permitindo que os alunos identifiquem padrões e tendências. Contudo, as abordagens pedagógicas atuais muitas vezes falham em capturar a complexidade e diversidade da disciplina. O artigo propõe a integração da filosofia da química no ensino, defendendo que essa perspectiva crítica estimula os alunos a questionar, analisar e contextualizar o conhecimento adquirido. Também se analisa o estatuto epistemológico, cognitivo e pedagógico das classificações, destacando sua importância para uma formação sólida. A falta de interesse em conteúdos históricos na química é atribuída à influência do positivismo lógico, que marginaliza a filosofia da química em relação a outras áreas do conhecimento. A integração dessa filosofia no ensino melhora a compreensão dos conceitos e desenvolve o pensamento crítico, além de promover reflexões sobre implicações éticas e sociais. Portanto, reavaliar a importância das classificações e da filosofia no ensino de química é essencial para promover um aprendizado mais abrangente e crítico, pois a classificação é vital para estruturar o conhecimento químico, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes.

Biografia do Autor

Thailana Silva Sousa de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2024), departamento de Ciências Biológicas. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2019). Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA (2010). Tem experiência em projetos de pesquisa de Química Inorgânica na área de lantanídeos, Catálise e Cinética química na área de Biocombustíveis a partir de óleos vegetais Envolvendo temas como: Marcadores ópticos luminescentes, Transesterificação, biodiesel e fontes renováveis. Atualmente, participo do grupo de pesquisa sobre Investigações em Filosofia, Química e Currículo que tem trabalhado principalmente os seguintes temas: Filosofia da Educação Química, Perspectivas não fisicalistas para Educação Química; Química Crítica; Sociologia da Química; Currículo crítico e emancipatório a partir da Filosofia da Química; Formação superior em Química e A investigação em Química nas Universidades Brasileiras e mundiais, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê