Questionar, Errar e Aprender Contribuições de Gaston Bachelard para a Filosofia e o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052419Palavras-chave:
Filosofia da Química., Epistemologia, BachelardResumo
O ensaio teórico aqui descrito teve como intenção primária explorar como as diversas contribuições do filósofo e epistemólogo Gaston Bachelard se relacionam com a filosofia da química, sobretudo seu entendimento sobre a natureza provisória do conhecimento, o qual pode ser relacionado intimamente com a natureza do conhecimento químico e suas particularidades. Em seguida, realizou-se um breve comentário e caracterização acerca de dois conceitos organizadores da epistemologia bachelardiana: a ruptura epistemológica e os obstáculos epistemológicos. Ao dissertar sobre tais conceitos, este ensaio procurou enfatizar como eles trazem implicações bastante significativas para a temática do ensino de química. Ao basear-se na ótica bachelardiana acerca da relação entre o questionamento e o erro, ilustrou-se como o emprego deles no ambiente de ensino revela grande potencial para o estabelecimento de uma pedagogia bachelardiana. Tal pedagogia reflete, do ponto de vista do docente, na adoção de uma abordagem ativa no ambiente de aprendizagem, bem como a construção de um ambiente seguro e robusto que encoraje os alunos a questionarem não somente os seus conhecimentos estabelecidos, mas também o conhecimento novo que lhes é apresentado. Tal ambiente de aprendizagem também deve promover o debate de ideias dos alunos com o docente e entre si sobre os diversos temas da química. Do ponto de vista do aluno, essa abordagem bachelardiana potencialmente propicia aos aprendizes o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo, bem como a oportunidade para construírem e reconstruírem seus próprios conhecimentos. Como conclusão entendeu-se que tal ambiente de aprendizagem possibilita uma formação e preparação dos educandos mais adequada, além de capacitá-los com os conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para que eles não somente possuam um entendimento mais adequado sobre a natureza do conhecimento químico, mas também da lide científica.
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