Questionar, Errar e Aprender Contribuições de Gaston Bachelard para a Filosofia e o Ensino de Química

Autores

  • Matheus Almeida Bauer Zytkuewisz Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052419

Palavras-chave:

Filosofia da Química., Epistemologia, Bachelard

Resumo

O ensaio teórico aqui descrito teve como intenção primária explorar como as diversas contribuições do filósofo e epistemólogo Gaston Bachelard se relacionam com a filosofia da química, sobretudo seu entendimento sobre a natureza provisória do conhecimento, o qual pode ser relacionado intimamente com a natureza do conhecimento químico e suas particularidades. Em seguida, realizou-se um breve comentário e caracterização acerca de dois conceitos organizadores da epistemologia bachelardiana: a ruptura epistemológica e os obstáculos epistemológicos. Ao dissertar sobre tais conceitos, este ensaio procurou enfatizar como eles trazem implicações bastante significativas para a temática do ensino de química. Ao basear-se na ótica bachelardiana acerca da relação entre o questionamento e o erro, ilustrou-se como o emprego deles no ambiente de ensino revela grande potencial para o estabelecimento de uma pedagogia bachelardiana. Tal pedagogia reflete, do ponto de vista do docente, na adoção de uma abordagem ativa no ambiente de aprendizagem, bem como a construção de um ambiente seguro e robusto que encoraje os alunos a questionarem não somente os seus conhecimentos estabelecidos, mas também o conhecimento novo que lhes é apresentado. Tal ambiente de aprendizagem também deve promover o debate de ideias dos alunos com o docente e entre si sobre os diversos temas da química. Do ponto de vista do aluno, essa abordagem bachelardiana potencialmente propicia aos aprendizes o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo, bem como a oportunidade para construírem e reconstruírem seus próprios conhecimentos. Como conclusão entendeu-se que tal ambiente de aprendizagem possibilita uma formação e preparação dos educandos mais adequada, além de capacitá-los com os conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para que eles não somente possuam um entendimento mais adequado sobre a natureza do conhecimento químico, mas também da lide científica.

 

Biografia do Autor

Matheus Almeida Bauer Zytkuewisz, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Química pelo Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara, com mestrado e bacharelado pela mesma instituição. Atua sobretudo em pesquisas para o Ensino de Química universitário, Filosofia da Ciência e Filosofia da Química, com foco em metodologias de ensino e aprendizagem investigativas, desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, a epistemologia bachelardiana e sua aplicação no ensino de química universitário, além de aspectos ontológicos e epistemológicos da Química. Dedica-se também ao uso da Análise de Conteúdo em análises qualitativas, quantitativas e mistas para o Ensino de Ciências e de Química.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê