A Química Intermediada em Contexto Bilíngue: uma compreensão a partir do Círculo de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052405Palavras-chave:
Bilíngue, Libras, SurdosResumo
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a química intermediada no contexto bilíngue (Libras-Português), quando da utilização de sinais que podem acarretar uma elaboração de um conceito errôneo. Para tanto, apresentamos e discutimos um episódio de ensino que ocorreu durante uma sequência didática de um curso de extensão voltado para surdos. A sequência didática foi constituída de oito intervenções pedagógicas que versaram sobre o reconhecimento de transformações químicas, acompanhadas ou não por evidências visíveis e conservação da massa nessas transformações, a partir de atividades de experimentação. Os dados foram coletados via registro fílmico e foram traduzidos, transcritos e analisados conforme a análise dialógica do discurso. Nossos resultados apontam que o processo de intermediação em uma sala de aula de surdos não é isento de interferências e que a qualidade da intermediação propiciada pelo tradutor/intérprete de Libras/português (TILP) dependerá do planejamento conjunto entre professor e TILP, bem como das escolhas lexicais apropriadas para a elaboração dos conceitos científicos.
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