Orbital Atômico: Conceitos, Ontologia e Ensino

Autores

  • Márcio Matos Lima Colégio Estadual Frederico Costa, SEC-Bahia
  • José Luis de Paula Barros Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56117/resbenq.2020.v1.e012001

Palavras-chave:

Conceitos de Orbital Atômico; Ontologia de Orbital Atômico; Ensino de Química.

Resumo

Os conceitos de orbital atômico são fundamentais para a compreensão e a explicação de grande parte da Química, posto que fornecem as bases para a explicação da estrutura molecular. No entanto, sugere-se que a formação dos químicos não contribui significativamente para a aprendizagem de tais conceitos e alega-se que a concepção química de orbital está impregnada de um realismo acrítico. O propósito desse trabalho é argumentar em favor de um ensino superior de Química que considere dois conceitos de orbital atômico no âmbito de uma concepção alargada de realidade. Para tanto, examinaremos a elaboração dos conceitos de orbital como: (a) função de onda monoeletrônica obtida como solução da equação de Schrödinger para um átomo e (b) região do espaço na qual a probabilidade de encontrar o elétron é alta, por meio da análise da literatura química pertinente, expondo os problemas e raciocínios que levaram à elaboração de cada conceito. Também discutiremos a controvérsia acerca da realidade dos orbitais, nos posicionando em favor de um realismo pluralista admite a coexistência de várias realidades independentes condizentes com diversos pontos de vista teóricos. Concluímos pela necessidade do ensino superior de Química tratar os orbitais tanto como funções de onda, quanto como regiões do espaço, cuja existência pode ser concebida de diversos modos, de acordo com o ponto de vista adotado.

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Ensaio