Tutorial para Autores

1 - Escopo e Política de Publicação de Artigos

2 - Orientações sobre o formato do Artigo

3 - Sobre os Critérios e Processo de Avaliação de Artigo

3 - Política contra Plágio e má conduta

5 - Como enviar o Artigo

 

1 – Escopo e Política de Publicação de Artigos

A Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química recebe para publicação artigos científicos originais sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios, também originais, sobre temas relacionados à educação e ensino de química. Entende-se por pesquisa em educação e ensino de química, investigações que geram conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem da química, sobre temas transversais representativos das suas fronteiras com outras áreas de conhecimento e sobre a formação cultural dos sujeitos. Os manuscritos podem ser apresentados em português, espanhol e inglês.

       A critério dos/as editores/as, publicam-se também: revisões críticas da produção científica e acadêmica na área; análises de práticas inovadoras no ensino de química e de ciências; artigos de opinião; dossiês temáticos destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa em Educação e Ensino de Química; e resenhas de obras de interesse para o campo. 

A seleção de artigos para publicação tem como critérios básicos sua contribuição e inovação para a educação e o ensino de química, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pelo Corpo Editorial poderão ser incorporadas mediante revisão e concordância do(s) autor(es).

O público-alvo da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química é constituído de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura da área de Educação e Ensino de Química e interessados em pesquisas desenvolvidas nesta área. 

Em relação à originalidade dos artigos/manuscritos, na ReSBEnQ, serão aceitos apenas aqueles que não foram publicados em quaisquer outros veículos de divulgação tendo como suporte mídias diversas. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto submetido não deve ser (total ou parcialmente) igual aos desses trabalhos. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.

O envio de qualquer tipo de manuscrito implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à ReSBEnQ.

 

2 – Orientações sobre o Formato dos arquivos (identificado e não identificado)

  1. Os artigos podem ser enviados à ReSBEnQ por brasileiros ou estrangeiros, nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
  2. Os artigos devem ter entre 000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo os resumos em português, inglês e espanhol, notas de rodapé e referências bibliográficas.
  3. O corpo do texto dever ser digitado em arquivo DOC ou DOC.X (Word®), corpo 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 1,25 cm, espaçamento entrelinhas 1,5. Tomando por base as normas da ReSBEnQ propostas com base nas Normas Técnicas da APA, que se encontram em http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Regimento_da_Revista.
  4. Os artigos deverão obedecer ao formato disponibilizado no template para artigos da ReSBEnQ (Disponível aqui).
  5. No caso de Resenha é obrigatória a indicação de referências completa da obra resenhada ou comentada e a digitação e formatação deverão seguir a mesma orientação fornecida para os artigos.
  6. As referências devem apresentar somente os autores e trabalhos citados no manuscrito, obedecendo as normas da ReSBEnQ propostas com base nas Normas Técnicas da APA, que se encontram em http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Regimento_da_Revista.
  7. As notas de rodapé devem estar numeradas, devendo ser de caráter apenas explicativo.
  8. As figuras e tabelas devem ser inseridas nos locais consideradas as orientações das normas da ReSBEnQ propostas com base nas Normas Técnicas da APA, que se encontram em http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/Regimento_da_Revista.
  9. As figuras devem ser inseridas em arquivos .tif com resolução mínima de 300 dpi. Elas devem ser de autoria do(s)/a(s) autor(es)/(as), de domínio público ou devem ter permissão por escrito de seus proprietários/autores para utilização das mesmas no texto, quando forem protegidas por copyright. Tal documento pode ser solicitado como condição para publicação do artigo, em caso seja aceito na avaliação.
  10. As citações em outro idioma devem ser traduzidas para a língua utilizada no texto.
  11. O(s)/a(s) autor(es)/(as) devem apresentar dados relativos à sua instituição, endereço eletrônico, ORCID, registro do trabalho no comitê de ética (se houver) ou menção dos cuidados adotados nos procedimentos metodológicos que envolvam os sujeitos da pesquisa.
  12. As correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, são de responsabilidade do(s) autor(es). Sua não observância pode ser motivo para rejeição do artigo.
  13. Os nomes dos arquivos devem ter até 20 caracteres.

 

3 – Sobre os Critérios e o Processo de Avaliação de Artigo

              Os trabalhos submetidos à ReSBENQ, após serem avaliados pela editoria, se cumprem as exigências de um artigo de pesquisa empírico, teórico ou ensaio, serão avaliados pelo método revisão por pares, duplo cega, na qual cada artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, especialistas da área.

Ao receber o artigo a editoria da revista, após primeira avaliação sobre o enquadramento do texto no escopo e formato da revista, encaminha para dois avaliadores devidamente cadastrados no rol de colaboradores da ReSBEnQ, aqui denominados de pareceristas ad hoc. Por sua vez, os pareceristas terão sete dias para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para a avaliação do manuscrito. Caso haja disponibilidade, os mesmos terão um prazo de 30 dias para enviar o parecer, que segue normas, critérios e formulário propostos para a Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química.

Os artigos serão avaliados sem identificação dos avaliadores, assim como da autoria. Caso ocorra discordância entre os pareceres, o trabalho será avaliado por um terceiro árbitro para decisão editorial. A partir do resultado da avaliação, os editores poderão recomendar a aceitação do trabalho, na forma original, com revisão simples, com revisão de monta ou, ainda, a sua rejeição.

Dessa forma, as possibilidades de recomendações dos avaliadores, exclusivamente, são as seguintes:

 - Aceito sem revisão (aprovação direta do artigo).

- Aceito com revisão simples (aprovação depende de pequenos ajustes).

- Aceito com ampla revisão (aprovação dependente de ajustes consideráveis no artigo).

- Recusado (artigo recusado em sua totalidade).

O/a autor/a principal do artigo receberá comunicação da ReSBEnQ sobre a decisão final, bem como os pareceres dos avaliadores.

Caso o manuscrito seja aceito, o(s)/a(s) autor(es)/(as) terá/terão até 20 dias para enviar uma versão revisada do artigo que contemple as recomendações dos avaliadores e demais documentações exigidas para publicação e uma carta resposta, justificando as modificações feitas ou aquelas não acatadas. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre exclusivamente pelo sistema eletrônica da Revista.

Em relação aos aspectos a serem avaliados nos artigos/manuscritos:

1) No Âmbito da Editoria

- Enquadramento no foco e no escopo da ReSBEnq

- Relevância e originalidade (ausência de plágio ou autoplágio)

- Inovação e contribuição para a área Educação e Ensino de Química

 

2) No Âmbito dos Pareceristas

- Trabalhos Empíricos e Teóricos

Resumo

Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos

Justificativa do trabalho

Revisão da literatura, citações e referências adequadas ao conteúdo

Apresentação de resultados e discussões coerentes com objetivos de pesquisa

Conclusões

Ilustrações (legenda, fonte)

Palavras-chaves

Anexos e Apêndices

Obediência às normas da revista

Rigor, precisão e objetividade na escrita

Adequação do título ao conteúdo

Aspectos éticos

- Trabalhos empíricos

Fundamentação teórica

Metodologia

Resultados

- Trabalhos teóricos e ensaios

Além das recomendações gerais:

Argumentos que contribuam para a ampliação ou revisão de teorias

Síntese, comparação e análise de teorias

 

4 – Política contra Plágio e Má Conduta

Os artigos submetidos à ReSBEnQ passarão por programas anti-plágio antes de serem encaminhados aos pareceristas. Caso ocorra a detecção de plágio ou autoplágio, o(s) autor(es) serão comunicados sobre a reprovação, sem possibilidade de nova avaliação, sendo o artigo submetido arquivado. Antes de submeter artigo a revista o(s) autor(es) deve(m) verificar a política Livre de Plágio e Autoplágio da Revista ReSBEnQ.

CopySpider - É um software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Site: http://www.copyspider.com.br

 

5 – Como enviar o manuscrito

O envio do artigo/manuscrito para análise e eventual publicação pela Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química deverá ser feito exclusivamente por meio do sistema eletrônico da revista. Orientações para a submissão:

Caso não possua cadastro, crie no site da ReSBEnQ: http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/user/register.

  • Clique em Submissões ou no botão Enviar Submissão
  • Nesta área você terá a opção de envio de artigos.

A submissão de artigo deve ser realizada mediante formulário online. Não serão aceitas submissões por e-mail.

Importante ressaltar que a Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química não cobra nenhuma taxa para submissão e avaliação dos artigos, assim como todo processo de análise, produção e publicação dos artigos.