Integração entre o método Jigsaw e a experimentação investigativa para o estudo de Cinética Química
DOI:
https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022109Palavras-chave:
Jigsaw. Experimentação investigativa. Cinética química.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em apresentar resultados da implementação de uma proposta didática que congrega o método Jigsaw e a experimentação investigativa no estudo de Cinética Química. A elaboração da proposta ocorreu no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado e foi implementada em um curso ministrado para estudantes da graduação. A proposta pautou-se em quatro situações-problema abordando os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas. As respostas dos estudantes às situações-problema, tanto na primeira etapa quanto após a realização dos experimentos compuseram o corpus da análise. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, estabelecendo-se categorias em que foram alocadas as respostas dos estudantes. Nesse contexto investigativo destacamos que a proposta, na forma organizada, favoreceu a participação ativa dos estudantes tanto na condução dos experimentos quanto nas discussões, além de possibilitar a (re)elaboração conceitual por parte dos estudantes no estudo de conceitos de cinética química.
Publicado
Edição
Seção
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química estão licenciadas sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line(ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).